No passado domingo, dia 14 de abril, foram crismados 29 jovens e adultos das paróquias de Sul, Figueiredo de Alva e São Martinho das Moitas, do concelho de São Pedro do Sul. A celebração da eucaristia e do Sacramento do Crisma foi presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, concelebrada pelo pároco destas paróquias, Pedro Leitão, acompanhados pelo Diácono Manuel Baltar, cooperador pastoral nestas comunidades.

A receção ao Bispo foi feita na presença dos colaboradores das paróquias, dos crismandos, do povo de Deus e de crianças que ofereceram um cesto de flores silvestres, colhidas na serra, com laranjas de Aldeia-Leirados e um pão-de-ló tradicional de Sul.

Esta celebração marcou o início da Semana de Oração pelas Vocações, tendo-se rezado por todas, de modo especial pelo Bispo eleito de Beja, D. Fernando Maio Paiva, natural da Paróquia de Sul.

Durante a homilia, o Bispo deu os parabéns aos crismandos pela caminhada feita na catequese, acompanhados pelo pároco, diácono, pais, padrinhos e catequistas, reforçando a necessidade de “nos encontramos verdadeiramente com Jesus” para que “venha trazer paz ao mundo, aos nossos corações, às nossas vidas e a toda a humanidade”.

Com o Sacramento do Crisma, os presentes receberam os dons do Espírito Santo: da sabedoria, do entendimento, do conselho, da fortaleza, da ciência, da piedade e do temor de Deus.

A celebração terminou de modo festivo, com um concerto de acordeão e concertinas no adro da igreja.

No final, o Bispo recebeu as crianças da catequese de São Martinho das Moitas, com os seus familiares que, em conjunto, realizaram uma sessão de catequese. Foi um momento de alegria e festa para as crianças, catequistas e para os seus pais.