O 5.º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), com o tema “Partilhar o Pão, Alimentar a Esperança. Reconheceram-n’O ao partir o Pão” (LC 24,45), vai realizar-se este ano em Braga, de 31 de maio a 2 de junho, e contará com a presença do cardeal José Tolentino, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé.

As inscrições ainda estão a decorrer e o Padre Eurico Sousa, delegado do CEN na Diocese de Viseu, apela à participação de todos os cristãos neste congresso. “O tema vai abordar o desafio de vivermos, na beleza e dignidade, o Sacramento da Eucaristia e o incentivo à participação na celebração da Páscoa semanal, o domingo, mas ao mesmo tempo é também um desafio a partilharmos este pão com o outro, particularmente com os mais frágeis”, explica o responsável.

Na impossibilidade de os cristãos estarem presentes os três dias, o Padre Eurico Sousa apela a estarem presentes no dia 2 de junho, no encerramento que vai acontecer no recinto do Sameiro. “Convido todos a participarem neste evento eclesial, nos três dias. Caso não tenham essa possibilidade, peço que, a nível paroquial ou arciprestal, se organizem em peregrinações para estarem presentes no encerramento representando a nossa Diocese”, apela.

O Congresso vai abordar a dimensão cultural, mas também das catequeses e das próprias liturgias, centradas no tema da Eucaristia, com momentos de adoração e de oração. “A participação neste congresso vai ser muito positiva para as várias paróquias da Diocese, através da tomada de consciência de que a Eucaristia tem que desafiar à participação da vida pastoral, seja paroquial ou diocesana, nos vários movimentos e realidades, nomeadamente na Pastoral Sócio-Caritativa, na Pastoral Litúrgica e na Pastoral Catequética e Social, nas várias vertentes. Ao tomarmos consciência do verdadeiro desafio de celebrarmos a Eucaristia e testemunhá-la, no nosso dia a dia, comprometemo-nos com as várias realidades cristãs, sendo este o verdadeiro desafio e objetivo do Congresso”, acrescenta.

No dia 31 de maio está contemplada no programa a conferência ‘Partilhar o Pão: Eucaristia e Fraternidade’, dada pelo Padre Corrado Maggioni, presidente do Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos. Da parte da tarde, haverá um painel composto por testemunhos de movimentos eucarísticos, seguindo-se a ‘Conferência Reconheceram-n’O ao partir o pão’ (Lc 24,35), da   Irmã Luísa Almendra. O dia termina com a celebração da Eucaristia na Sé, presidida por D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga.

No segundo dia, 1 de junho, decorre a conferência ‘Alimentar a Esperança’, proferida por D. José Ornelas, presidente da CEP. Da parte da tarde, haverá vários workshops, seguindo-se o painel ‘Eucaristia e Santidade’, com participantes do 1.º Congresso Eucarístico Nacional que têm processos de canonização em curso. O dia termina com uma cantata eucarística, na Sé.

No último dia, é feita a peregrinação ao Sameiro e decorre a eucaristia solene de encerramento, no recinto, presidida pelo Cardeal José Tolentino, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé.

A programação está disponível, na íntegra, no site do Congresso Eucarístico, onde se podem também fazer as respetivas inscrições.

CategoryBispo, Diocese, Igreja