O Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu lançou a exposição virtual ‘Seminário Maior de Viseu: 200 anos no Convento dos Néris’, com o objetivo de assinalar a instalação dos seminaristas do Seminário Maior de Viseu na antiga Casa da Congregação do Oratório de São Filipe Néri.
Até ao final do ano, nas redes sociais do Departamento dos Bens Culturais e também nas da Diocese de Viseu, a comunidade vai ter acesso a registos fotográficos que contam a história do edifício, mas também das pessoas que por lá passaram.
De acordo com a coordenadora, Fátima Eusébio, “esta é uma forma de assinalar uma data tão significativa tendo em conta a importância que tem, do ponto de vista histórico, contando a história do seminário na Diocese de Viseu, mas também como forma de divulgar o próprio edifício em si”.
A comunidade pode também contribuir para aumentar o espólio existente. “Quem tiver fotografias antigas que as envie de forma a aumentarmos o espólio, não só para apresentarmos ao público, mas também para podermos, em simultâneo, aumentar aquilo que é a informação documental, que nos permita ter registos do percurso e das dinâmicas desta instituição diocesana ao longo dos anos”, apela.
Historicamente, Fátima Eusébio explica que “o seminário na Diocese de Viseu quando foi fundado, a 1 de novembro de 1587, pelo Bispo D. Nuno de Noronha, começou por se estabelecer no pequeno paço episcopal, junto à Catedral, contíguo ao qual foi edificado o edifício do seminário, iniciado a 6 de junho de 1598 (edifício onde se encontra instalado atualmente o Museu Nacional Grão Vasco)”.
“A partir de 1824, como o edifício do seminário estava muito degradado, coincidindo com a decisão dos oratorianos em deixarem a cidade de Viseu, por falta de membros para a manutenção da comunidade, e da resolução de cederem a respetiva Casa da Congregação do oratório de São Filipe Néri à Diocese, os seminaristas transitaram para o edifício localizado na Santa Cristina. Ultrapassando várias vicissitudes ao longo dos 200 anos, que iremos apresentar nesta mostra virtual, o Seminário de Nossa Senhora da Esperança manteve a sua atividade neste espaço até à atualidade”, conclui.