O Santuário de Nossa Senhora do Castelo, em Mangualde, recebeu, ontem, dia 8 de setembro, data em que a Igreja festeja a Natividade da Virgem Santa Maria, muitos fiéis que assistiram à missa campal em honra da Senhora do Castelo.
“Vimos agradecer, fazer a festa, dar-lhe os parabéns, cumprir as nossas promessas, rezar, celebrar a fé e acolher os mistérios da nossa salvação”, começou por referir na homilia o Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, que presidiu à celebração da Eucaristia, concelebrada pelo Pároco Paulo Domingues.
Dirigindo-se aos peregrinos presentes, que vieram ao Santuário para se encontrarem com Deus e com Nossa Senhora, com os seus corações “cheios de afetos, de sentimentos de bondade, de pedidos de ajuda, de gratidão e de fé”, pediu-lhes para rezarem pelas “dores do nosso mundo, pelos desejos de paz e desenvolvimento dos povos, pelo fim da guerra, da violência e da fome”, orando pelos doentes, refugiados e migrantes.
Recordou, à assembleia presente, que “Maria está sempre presente na nossa vida, nas dificuldades, nas sombras, no sofrimento, na morte, nos momentos mais sentidos e dolorosos”. “Diante desta venerada imagem de Nossa Senhora do Castelo, que nos acompanha na vida a partir deste santuário, pedimos-lhe que fortaleça os cristãos, cuide da Igreja, ampare a nossa Diocese e o mundo, neste ‘vale de lágrimas’, caminhando para Deus”, disse.
D. António Luciano referiu-se, ainda, a Maria como “modelo da nossa vida interior, a mulher da oração, que peregrina connosco e nos oferece a luz de Deus para o nosso caminho”.
“Ela é a Mãe da nossa confiança, da nossa esperança, da ternura, da compaixão e da fortaleza rumo ao Ano Jubilar de 2025, ‘Peregrinar na Esperança’. Neste ano, dedicado à oração, peçamos a Nossa Senhora o dom e o compromisso de rezarmos mais e melhor, de rezar o terço todos os dias, como Ela nos pediu e Fátima. Sem a força da oração não somos nada. A oração muda os corações e transforma as nossas vidas. Quem reza espera sempre alcançar com fé as graças, que pede a Maria e deseja alcançar”, enalteceu.
A celebração da Eucaristia faz parte do tradicional programa das Festas da Senhora do Castelo promovidas pela Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, com o apoio da autarquia local. Este momento religioso contou com a presença do provedor da Santa Casa da Misericórdia, Manuel Cabral, dos órgãos sociais, dos irmãos da Irmandade da Misericórdia de Mangualde, dos utentes e funcionários, bem como do presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida, de elementos da Junta de Freguesia e de várias autoridades locais.
Homilia da celebração disponível aqui.
Foto: Cristina Rodrigues| Notícias da Beira