Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Os 100 anos do Colégio da Imaculada Conceição, situado em Viseu, foram vividos em festa e celebração, no passado dia 8 de novembro, com a Eucaristia de ação de graças presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano.

A Igreja Paroquial de Coração de Jesus recebeu mais de 600 pais e alunos que se juntaram à direção, docentes e colaboradores do Colégio, em especial às Irmãs Doroteias, que seguem os princípios da sua fundadora, Santa Paula Frassinetti.

Um dia marcante também enaltecido pelo Bispo, que felicitou todos os responsáveis do Colégio pelo empenho e dedicação na educação de cada criança, procurando formar futuros cidadãos responsáveis, à luz dos valores cristãos, agradecendo às Irmãs Doroteias “este serviço prestado à pessoa humana e à família no serviço da Evangelização e da educação”.

“A abertura ao dom de Deus e o amor a Jesus Cristo levaram Santa Paula a preocupar-se com a educação das crianças para chegar ao coração da família. Também ela sentiu alegria em repetir as palavras de Jesus: ‘Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o reino dos céus’”, referiu durante a homilia.

O Bispo pediu, ainda, aos pais, professores e encarregados de educação “para serem bons, como pedia Santa Paula, e colaborarem ativamente na formação integral dos alunos. Também reforçou a necessidade de “serem famílias boas, responsáveis, generosas e cristãs”, porque “a família é a célula base da sociedade, a verdadeira Igreja Doméstica”.

“Educar pela via do coração e do amor, mas com firmeza e suavidade, um pouco de cada vez”, é um dos ensinamentos da sua fundadora que continua a ser aplicado na instituição. “Pela nossa vocação na Igreja, somos enviadas a evangelizar através da educação, com preferência pela juventude e pelos mais pobres. Educar, para nós, significa deixar-nos possuir pela pedagogia do Evangelho, que leva o homem a descobrir que é amado por Deus, a acreditar nesse amor e a crescer como pessoa até à plenitude da maturidade em Cristo,” realçou a Irmã Maria da Conceição Pinto, diretora-geral da instituição, a propósito desta data, ao citar uma das orientações presentes nas constituições pelas quais a instituição se rege.

A responsável sente a “responsabilidade positiva” destes 100 anos, que diz ser uma herança que deve continuar a ser passada às futuras gerações de uma forma fiel.

Depois da Eucaristia, os presentes assistiram à Gala “Noite Centenária”, apresentada pelos alunos e professores, em conjunto com o músico e compositor André Sardet.

O Colégio da Imaculada Conceição foi fundado em 1924, depois da insistência do Bispo de então, D. António Alves Ferreira, em trazer para Viseu as Irmãs Doroteias. Inicialmente começou a funcionar no Solar do Visconde do Banho, onde funcionam atualmente as instalações da Santa Casa da Misericórdia de Viseu. Em 1928, mudou-se para as atuais instalações, com a aquisição da Quinta de Santo António, onde também passou de colégio feminino a misto.

Atualmente existem 11 Irmãs Doroteias em Viseu, que ainda estão ligadas à instituição, mas só a Irmã Maria da Conceição Pinto exerce funções, de forma direta, no Colégio. Começou como docente e há sete anos ocupa o cargo de diretora-geral.

A instituição tem cerca de 320 alunos, do 1.º ao 9.º ano de escolaridade, e cerca de 60 colaboradores.

CategoryBispo, Diocese, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: