Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Esta manhã de Quarta-feira de Cinzas, dia 5 de março, ficou marcada pela recoleção quaresmal, um encontro de oração e meditação que marcou o início da Quaresma, e que juntou sacerdotes e diáconos da Diocese de Viseu, na capela do Seminário Maior de Viseu.

A recoleção iniciou-se com a oração da Hora Intermédia, seguindo-se uma meditação dirigida pelo Padre Manuel Carvalheiro, da Diocese de Coimbra, onde desempenha as funções de Pároco, Vigário Episcopal para a Pastoral, diretor do Colégio de S.Teotónio, da Escola de Teologia e Ministérios e da Escola Diocesana de Música Sacra, sendo ainda membro do Conselho Presbiteral.

A partir da leitura de Ezequiel, o sacerdote abordou a necessidade da dinâmica de mudança, num tempo de implementação das conclusões do Sínodo dos Bispos. “O objetivo é apropriarmos algumas dessas indicações, diria em jeito de inquietação, para a nossa ação como Igreja no século XXI”, referiu.

Para tal, o padre sublinhou a importância de se continuar a propor o mesmo Evangelho, mas numa lógica de conversão, associada à Quaresma e aplicada à ação pastoral. “A alteração da estrutura social, mobilidade e a composição das comunidades paroquiais, marcadas pelo despovoamento e envelhecimento da povoação, também se refletem nas nossas igrejas. Isto leva-nos a uma necessidade de reconversão interior na nossa forma de ver as coisas, para depois a podermos levar para o concreto da nossa vida, enquanto membros do clero”, explicou.

Segundo o Bispo de Viseu, a “Quaresma é um tempo favorável para todos os sacerdotes e diáconos aproveitarem espiritualmente para renovarem a sua vida diante de Deus, perante eles próprios e perante a sua missão, na Igreja e no mundo, para que cheguem à Páscoa com o coração novo e renovado”.

“Este encontro de recoleção é muito importante para o crescimento do presbitério, em comunhão com o povo de Deus e também uns com os outros, porque o Senhor pede-nos, através da conversão, uma oportunidade para vivermos uma vida nova e para sermos melhores”, sublinhou o Bispo.

Terminada a meditação, foi feita a Adoração do Santíssimo com tempo para o Sacramento Reconciliação, concluindo-se com a bênção.

Recorde-se que, hoje, o Bispo preside à celebração da Eucaristia com o rito de imposição das cinzas, às 18h00, na Sé de Viseu.

CategoryBispo

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: