A Diocese de Viseu viveu, na tarde deste domingo, 31 de maio, um momento de festa, ação de graças e gratidão ao celebrar o Dia da Igreja Diocesana e os 20 anos da beatificação de Rita Amada de Jesus, natural da paróquia de Ribafeita, concelho de Viseu.
A celebração teve início com uma procissão presidida pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, que contou com a participação de vários sacerdotes, diáconos, acólitos, consagrados, um grande número de fiéis e das irmãs do Instituto Jesus Maria José (IJMJ), fundado pela Beata Rita.
A procissão foi composta por vários estandartes representativos dos seis arciprestados da Diocese, bem como de irmandades e movimentos eclesiais. Foi também transportada a relíquia da Beata Rita, desde a residência do IJMJ até à Igreja Madre Rita, onde foi celebrada a Eucaristia.
Já na Igreja Madre Rita, um grupo de crianças protagonizou um momento musical, em homenagem à Beata Rita Amada de Jesus, tendo sido também exposta a sua relíquia para veneração. A celebração foi solenizada pelo Coro de São Teotónio.
Na celebração, o Bispo de Viseu começou por enaltecer a importância deste Dia da Igreja Diocesana, celebrado na Solenidade da Santíssima Trindade, destacando que esta festa convida todos os cristãos a ser uma Igreja em caminho de conversão e renovação espiritual, comprometida com o desafio pastoral de ser “Protagonista da Mudança”, à semelhança da Beata Rita.
Partindo da primeira leitura, D. António Luciano sublinhou que “somos convidados a estar atentos à presença de Deus na nossa vida e na vida dos irmãos”, assim como Rita Amada de Jesus, que reconheceu e testemunhou essa presença, sobretudo junto das crianças e dos jovens. “Uma humilde religiosa que sentiu também o chamamento de Deus para ser fundadora”, frisou o Bispo, acrescentando que “foi uma peregrina sempre em marcha, ultrapassando obstáculos, como no fundo deve ser a Igreja de Cristo”.
Na homilia, ao recordar a beatificação da fundadora do Instituto Jesus Maria José, no dia 28 de maio de 2006, celebrada no adro da Sé de Viseu e presidida pelo Cardeal D. José Saraiva Martins, o Prelado destacou o dom e o carisma que Deus lhe concedeu, tendo sido na altura “apontada como modelo de uma mulher cristã da Diocese de Viseu”.
“Este acontecimento foi único na vida da Igreja Diocesana e deixou-nos marcas significativas a nível eclesial e social, que é preciso fazer renascer e frutificar, quer nas comunidades da Igreja Diocesana, quer nas comunidades do Instituto Jesus Maria José. É necessário renovar e atualizar o carisma da Beata Rita na vida da Diocese, no Instituto e no crescimento da Fraternidade de Leigos JMJ”, apelou.
O Bispo de Viseu recordou ainda o testemunho de vida da Beata Rita Amada de Jesus, marcado por uma profunda entrega a Deus e à missão da Igreja. “Depois de uma vida empenhada em corresponder à sua vocação religiosa, inspirada pelo carisma da conversão, lançou os alicerces do Instituto Jesus Maria José, juntamente com as primeiras irmãs que abraçaram este projeto de vida consagrada. Movida por um ardente zelo apostólico, dedicou-se ao serviço das famílias, das paróquias e à educação das crianças e dos jovens, através dos colégios, da catequese e de muitas iniciativas de evangelização. Com uma fé firme e uma caridade incansável, levou mais longe o anúncio do Evangelho, encontrando na Sagrada Família de Jesus, Maria e José o modelo e a inspiração para a sua missão”, enalteceu o Bispo.
O Prelado terminou a homilia com um convite a todos os diocesanos para “lerem a vida e conhecerem a obra da Beata Rita”, agora também disponível num livro infantil, destacando que o seu testemunho continua a apontar, ainda hoje, um caminho de virtude, de entrega e de santidade.
A Beata Rita é ainda hoje recordada como a “Apóstola da Eucaristia e do Rosário”, cuja herança espiritual continua viva através da ação do Instituto Jesus Maria José e de todos os que se inspiram no seu testemunho de santidade. Neste momento, é aguardada com esperança a resposta da Santa Sé, no seguimento do andamento do processo para a sua canonização.
Homilia, vídeos e imagens disponíveis no Facebook da Diocese de Viseu.