Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O clero da Diocese de Viseu reuniu-se na passada sexta-feira de manhã, 12 de junho, para assinalar a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, com um encontro de reflexão espiritual e convívio.

A reflexão foi orientada pelo Padre Álvaro Balsas, sacerdote jesuíta, que convidou sacerdotes e diáconos a aprofundar o significado da palavra “coração”, percorrendo diferentes dimensões do ser humano — o rosto, a face, a alma e a carne — como expressão da sua totalidade.

A intervenção centrou-se na mensagem que brota do Coração de Jesus e no modo como esta ilumina a vida e a missão sacerdotal. “Nós, os sacerdotes, somos irmãos, companheiros e com(padres), numa fraternidade sacerdotal onde, na vocação e na missão pelo amor, devemos ser felizes a anunciar Jesus Cristo”, afirmou o Padre Álvaro Balsas, sublinhando a importância da comunhão e da alegria no serviço pastoral.

Ao refletir sobre a identidade e missão do sacerdote, destacou ainda que “o Padre é um pai, um irmão e um amigo”, chamado a viver uma presença próxima junto das pessoas que lhe são confiadas. Partindo do pensamento de Santo Agostinho, apresentou o conceito de alma como a totalidade do ser humano, uma realidade marcada pela unidade entre a corporeidade e a interioridade.

O sacerdote abordou ainda a importância da amizade na vida e missão do presbítero, bem como os desafios colocados pelas novas tecnologias e pela Inteligência Artificial no caminho espiritual e pastoral.

Posteriormente, o Bispo de Viseu, D. António Luciano, presidiu à celebração da Eucaristia na Capela do Seminário, onde a partir das leituras, comentou uma oração pelos sacerdotes, com o tema “Centrados em Cristo”. Na homilia, destacou, ainda, a importância do ministério sacerdotal e enalteceu o trabalho realizado pelos sacerdotes, particularmente na Diocese de Viseu, assim como o seu papel essencial na vida das comunidades e na construção da unidade do presbitério.

A homilia foi concluída pelo Padre Álvaro Balsas com uma síntese da reflexão realizada, deixando desafios concretos para viverem com maior profundidade a fidelidade ao ministério sacerdotal.

O encontro terminou com um almoço convívio e constituiu um momento de renovação espiritual e de fortalecimento dos laços de fraternidade entre o clero diocesano, num dia especialmente dedicado à oração pela santificação daqueles que são chamados a servir a Igreja através do ministério sacerdotal.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: