Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O Santuário de Fátima recebeu a Jornada Nacional do Diaconado Permanente, da Igreja Católica em Portugal, que contou com a presença de cerca de 80 diáconos permanentes de várias dioceses do país, incluindo a de Viseu.

A Diocese de Viseu esteve representada pelo seu Bispo, D. António Luciano, por dois diáconos permanentes, Manuel Baltar e Felisberto Marques, e pelo Padre António Jorge.

Este encontro nacional dos diáconos permanentes, que se realizou no dia 25 de abril, no Santuário de Fátima, teve como tema ‘Peregrinos ao serviço da Esperança’.

Esta iniciativa foi promovida pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

O dia ficou marcado por várias atividades, entre elas a procissão, a celebração da Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade e uma caminhada ao encontro dos sinais da esperança, que terminou com um plenário.

Segundo o Bispo de Viseu, tratou-se de um “um encontro jubilar muito significativo, onde todos puderam expressar o sentir da peregrinação e o caminho do serviço, já que o tema era precisamente: como diáconos chamados a servir na alegria e na esperança.” “A esperança leva-nos ao serviço, que é entregue aos outros na doação e no compromisso em prol de mundo melhor”, referiu o Bispo.

Os diáconos permanentes são homens ordenados na Igreja Católica para o primeiro grau do sacramento da Ordem, com a missão de servir ao povo de Deus nas áreas da liturgia, da Palavra e da caridade. Ao contrário dos diáconos transitórios (que se preparam para o sacerdócio), os diáconos permanentes não seguem o caminho para se tornarem padres, ou seja a sua vocação é permanecer no diaconado, em comunhão com o Bispo e com o presbitério, e têm como principal missão o serviço, especialmente junto aos pobres, doentes, marginalizados e comunidades carentes.

CategoryBispo, Fátima, Igreja

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: