Cerca de 500 escuteiros de várias nacionalidades passaram pela Diocese de Viseu, nomeadamente nas localidades de Viseu, Mangualde e São Pedro do Sul, de 25 a 29 de julho, ao abrigo da 16.ª edição do ‘World Scout Moot 2025 – Portugal’, um evento mundial da World Organization of the Scout Movement (WOSM), organizado pela Federação Escutista Portugal.
Este evento, que decorre no nosso país de 25 de julho a 3 de agosto, e que teve na Diocese de Viseu o apoio da Junta Regional de Viseu do Corpo Nacional de Escutas, é o maior encontro internacional de jovens adultos escuteiros, com idades entre os 18 e os 25 anos, reunindo aproximadamente 7.500 participantes oriundos de mais de 100 países.
Ao longo de dez dias, o evento promove a partilha intercultural, a cooperação, o diálogo e a construção da paz, celebrando os valores centrais do escutismo e da cidadania ativa, com um impacto significativo e duradouro tanto nos jovens participantes como nas comunidades anfitriãs.
O encerramento será no dia 3 de agosto, na região do Porto.
O World Scout Moot é um evento internacional que junta “Rovers” e jovens líderes de diferentes países e regiões. Promove o intercâmbio cultural, a compreensão e a amizade entre os povos e acontece de quatro em quatro anos.