O Colégio da Via-Sacra, em Viseu, celebrou, ao longo do dia de hoje, 7 de outubro, o Dia do Colégio, uma festa que assinala todos os anos o início do ano letivo, com a presença de toda a comunidade escolar, com destaque para os 715 alunos que vão frequentar este ano letivo.
O momento alto religioso do dia foi a celebração da Eucaristia, durante a manhã, presidida pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, concelebrada pelo diretor do Colégio, Padre Carlos Casal. Os alunos participaram ativamente em toda a celebração, inclusive na encenação do Evangelho que foi proclamado, animando assim a celebração, sob a orientação do diretor pedagógico do Colégio da Via-Sacra, Paulo Machado.
Neste dia, que assinala a memória litúrgica de Nossa Senhora do Rosário, padroeira do Colégio, o Bispo apelou na homilia que “todos imitem as virtudes de Nossa Senhora, oferecendo as flores espirituais através da oração do rosário”.
A partir do lema proposto para este ano ‘Dar sem esperar, Crescer ao ajudar’, o Bispo falou sobre a importância da partilha. “Quando damos o pouco que nós temos com generosidade, nada nos faltará. Temos de educar também o nosso coração, a nossa vontade e os nossos sentimentos, para sermos pessoas abertas às necessidades dos outros. Quando nos damos, transformamos o mundo e a sociedade”, apelou o Bispo.
Nesta semana da Educação Cristã, que se celebra a nível nacional, o Bispo realçou a importância do ensino católico, ministrado segundo os ensinamentos do Evangelho, permitindo assim a formação integral dos alunos, na vertente académica, mas também nos valores humanos e cívicos, à luz dos ensinamentos de Cristo.
Dirigindo-se aos pais, encarregados de educação e restantes familiares, D. António Luciano pediu que, a partir do tema do Colégio para este ano, se faça “um bom caminho de cooperação entre todos” e que “o dar” seja também cultivado nas famílias. “Em casa procurai dar também atenção a este dar do coração aos outros. Jesus diz que um coração nobre e generoso cultiva a semente do Evangelho. Por isso, temos de pedir a Nossa Senhora que nos ajude a ter um coração bom, nobre e generoso”, apelou.
No final da celebração da Eucaristia, a Associação dos Antigos Alunos do Colégio da Via-Sacra premiou o melhor aluno finalista do ano letivo anterior, Santiago Lemos, com o prémio Cónego Barreiros.
O diretor pedagógico do Colégio da Via-Sacra, Paulo Machado, referiu a importância deste dia para reunir e envolver toda a comunidade educativa, realçando que a escolha do tema para este ano surgiu no âmbito do voluntariado. “Foi escolhido este tema para incentivar os alunos a dar, principalmente nos dias de hoje, muitas vezes marcados pelo individualismo, e reforçar a ideia da importância da partilha”, frisou.
O dia começou com uma atividade direcionada para os alunos novos, dando a conhecer a história e o projeto educativo do Colégio terminando a parte da manhã com a Eucaristia. Durante a tarde, foram realizadas várias atividades culturais e recreativas dedicadas à comunidade escolar, nomeadamente o já famoso torneio de futsal entre alunos e professores.
O dia terminou com um lanche partilhado entre todos.