No passado sábado, 11 de outubro, realizou-se o primeiro encontro com os 16 aspirantes ao Diaconado Permanente, que estão a frequentar o ano propedêutico.
Este momento, que teve lugar no Seminário de Viseu, orientado pelo responsável deste setor da pastoral, Padre António Jorge, marcou o início de um percurso importante. Foram apresentados os aspirantes, houve um momento de oração, seguiu-se uma meditação feita pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, foi feita uma introdução ao discernimento vocacional e foram, ainda, apresentados os objetivos, plano, temas e calendarização para o ano.
O Bispo congratulou-se com a presença dos aspirantes ao diaconado, dirigindo-lhes palavras de boas-vindas, frisando a importância deste ministério ordenado que vai ao encontro das necessidades do povo de Deus, nas paróquias, comunidades e serviços diocesanos.
“A vocação e a missão de serviço, que caracteriza o Diaconado Permanente, deve ser para todos os aspirantes e para todos os cristãos uma oportunidade para refletir sobre o seu papel pastoral na vida da Igreja, principalmente no cuidado dos pobres”, sublinhou o Bispo.
D. António Luciano reforçou, ainda, a importância do caminho que a Diocese está a iniciar, com estes aspirantes e as suas esposas, ao fazerem o discernimento espiritual necessário para o acompanhamento e a respetiva formação.
Este itinerário contará com o auxílio dos párocos e dos presbíteros que os vão acompanhar espiritualmente no seu caminho de discernimento vocacional.