Mais de 50 catequistas da Diocese de Viseu participaram nas Jornadas Nacionais de Catequistas, em Fátima, no passado fim de semana, dias 18 e 19 de outubro, onde foram desafiados a “ser homens e mulheres anunciadores e portadores de esperança”.
As Jornadas, que reuniram 1100 catequistas de todo o país, centraram-se no tema do ‘Credo: A fé celebrada e testemunhada”, num aprofundamento da celebração dos 1700 anos do Concílio de Niceia, com o mote bíblico “O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos” (1 Jo 1, 3).
“As Jornadas dos Catequistas foram uma oportunidade para compreender melhor a fé que professamos, a fé que vivemos e a forma como a podemos transmitir às gerações mais novas”, destacou Abel Dias, diretor do Secretariado da Educação Cristã de Viseu (SDEC).
Segundo o responsável, o balanço “foi muito positivo, já que os temas abordados foram pertinentes e inspiradores para os desafios atuais da catequese”.
Do programa fizeram parte várias conferências, que abordaram as diferentes dimensões do Credo, desde a sua centralidade na vida da Igreja, passando pela vivência da fé, até ao papel do catequista como anunciador da vida nova do Evangelho.