Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Querido Povo de Deus, que caminha na fé como ‘Peregrino de Esperança’, nas comunidades eclesiais da Diocese de Viseu, celebremos com alegria a Semana de Oração pelos Seminários, de 2 a 9 de novembro.

A Comissão Episcopal Ministérios e Vocações convida todos os fiéis das nossas comunidades a viver esta Semana como um tempo privilegiado para sensibilizar, conhecer e visitar os Seminários Diocesanos, rezar pelo aumento das vocações sacerdotais e tomarmos consciência de que todos somos responsáveis pela animação vocacional na Diocese.

O tema proposto para este ano é: “Precisamos de ti!”, que surge como proposta de reflexão a partir do encontro Jubilar do Papa Leão XIV com os sacerdotes na celebração do Jubileu da Esperança, em Roma.

A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios publicou uma Nota Pastoral e subsídios para ajudar os fiéis das dioceses portuguesas a viver juntos e com entusiasmo esta efeméride. Somos chamados a valorizar e a partilhar com os fiéis o texto da Nota Pastoral, a promover a Vigília de Oração em todas as paróquias, a rezar a oração pelos Seminários, a divulgar o Cartaz, a visitar o Seminário e a promover uma maior reflexão sobre a falta de vocações sacerdotais na nossa Diocese.

A Igreja é constituída pelo Povo santo dos batizados chamados a viver e a promover as vocações e ministérios na vida da Igreja. É animada pelo Espírito Santo, que nos convida a seguir Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor das nossas almas.

Peço a todos os sacerdotes, que promovam ao longo desta Semana dos Seminários uma reflexão sobre o tema das vocações sacerdotais, a diminuição de candidatos ao sacerdócio, a sobrecarga dos trabalhos pastorais dos padres, o cansaço e envelhecimento de muitos, o perfil do padre de hoje, o futuro das paróquias, a vida da diocese, o ministério dos pastores, a vocação consagrada e laical, a missão das famílias, e a importância da catequese vocacional na infância, adolescência e com os jovens.

Nesta Semana, ajudemos o Povo de Deus a refletir sobre a missão dos Seminários Diocesanos e sobre os desafios que lhe são feitos para uma formação mais integral dos seminaristas.

Neste âmbito, a Diocese de Viseu vai promover em Encontro do Pré-Seminário, no dia 7 de novembro, com início às 18h30, no Seminário de Viseu. No mesmo dia, às 21h00, haverá uma Vigília de Oração na Igreja de Santiago, Paróquia de São José, em Viseu.

A vocação na Igreja para todos os fiéis e, de modo especial, a vocação ao sacerdócio deve ser vivida na “comunhão, participação e missão”, testemunhando no mundo o mistério da fé, da esperança e da caridade.

Devemos, ainda, olhar para todos os serviços, setores, movimentos e obras da Igreja com esperança e com dinamismo sinodal e vocacional.

Todos juntos pelo anúncio, com a oração, a partilha e o testemunho sejamos construtores de comunidades vocacionais, que sejam respostas novas aos desafios pastorais, que se colocam hoje às nossas comunidades.

Os seminaristas da Diocese de Viseu, vivem este ano em comunidade, no Seminário Interdiocesano com as Dioceses de Bragança-Miranda, Guarda e Lamego, num edifício em Ermesinde, Diocese do Porto, depois de terem deixado a cidade de Braga.

Os estudos académicos são feitos na Faculdade de Teologia da Universidade Católica, no Porto.

Da nossa diocese, há três alunos a frequentar o Curso de Teologia na UCP: o Luís, o Joel e o Damião.

Temos, ainda, dois estagiários, o Francisco e o Tiago, a caminho do diaconado e presbiterado.

Depois de oito anos sem ordenações sacerdotais, tivemos um sacerdote ordenado no primeiro domingo de maio, o Padre Eduardo Abrantes, e temos o Diácono Alexandre Ribeiro em estágio pastoral a caminho do sacerdócio.

“Os padres são necessários, porque Cristo é necessário” (São João Paulo II).

Peço aos sacerdotes, diáconos, consagrados e a todas as famílias, catequistas, animadores pastorais, professores EMRC e outros que ajudem as crianças, os adolescentes, os jovens e adultos a descobrir o seu projeto vocacional na Igreja.

Partilhemos o pão com os nossos Seminários e sejamos generosos no peditório do dia 9 de novembro, em todas as celebrações da Eucaristia, e rezemos pelo aumento das vocações sacerdotais.

Depois do mês de outubro missionário e do Rosário com tantas atividades pastorais, convido todo o Povo de Deus a viver o mês de novembro em caminho de santidade, rezando pelos sacerdotes, equipas dos Seminários, pelos seminaristas, pelo aumento das vocações sacerdotais e por todos os pastores falecidos e fiéis defuntos. Peço a Nossa Senhora, padroeira dos nossos Seminários, e a São José os melhores frutos espirituais. Vivamos com dinamismo em toda a Igreja, continuando a ser uma comunidade de chamados.

O Papa Leão continua a pedir aos cristãos do mundo inteiro a perseverança na oração, como caminho para Deus e a construção da paz na estrada da esperança.

+António Luciano, Bispo de Viseu

 

(Artigo publicado na edição desta semana do Jornal da Beira)

CategoryBispo, Diocese, Igreja

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: