Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O Bispo de Viseu, D. António Luciano, participou na sessão solene de bênção e entrega de diplomas a licenciados e mestres do ano letivo 2024/2025, do Centro Regional de Viseu da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Na sessão, que decorreu ontem, 6 de novembro, ao final da tarde, D. António Luciano benzeu os diplomas e referiu-se a esta cerimónia como “um motivo de esperança”, neste Ano Santo Jubilar, pedindo aos finalistas que contribuam para o desenvolvimento da sociedade, “de uma forma muito positiva, ativa e inovadora”, como “protagonistas de um mundo novo”. “O diploma é uma ferramenta para testar aquilo que nós devemos ser na vida, os nossos conhecimentos, as nossas mais-valias e ferramentas, mas a ferramenta mais importante é termos dignidade humana, que foi criada por Deus”, frisou o Bispo.

Ao felicitar a direção do Centro Regional de Viseu da UCP, bem como os docentes, alunos, colaboradores, familiares, o capelão da instituição, Padre António Sousa, e as autoridades civis e militares presentes, o Bispo destacou a cooperação que une toda a comunidade académica, sublinhando o trabalho meritório e o contributo relevante desta instituição católica de ensino superior.

O Pró-Reitor do Centro Regional de Viseu da UCP, Aires do Couto, descreveu a cerimónia como “um momento de grande importância e de júbilo no seio da comunidade académica”, não apenas para os graduados e para as suas famílias, mas também para a própria instituição.

Citando as palavras do Papa Francisco, o Pró-Reitor realçou que a Universidade Católica quer que os novos alunos “sejam protagonistas de uma nova coreografia, que coloque no centro a pessoa humana, e que sejam coreógrafos da dança da vida”.

Ao referir o reconhecimento nacional e internacional do ensino ministrado na UCP Viseu, Aires do Couto sublinhou que este se deve ao contributo dos alunos já formados na instituição, o que tem levado a uma “significativa procura dos cursos por alunos de todos os continentes”.

Aumentar e diversificar a oferta do ensino pós-graduado nas áreas da saúde e da gestão continua a ser um dos objetivos estratégicos desta instituição de ensino superior.

No ano letivo 2024-2025 foram 74 os alunos que concluíram e obtiveram o grau de licenciados ou mestres neste Centro Regional de Viseu, sendo que 46 foram no Mestrado Integrado de Medicina Dentária, 8 na Licenciatura em Ciências biomédicas, 15 na Licenciatura em Gestão e 5 no Mestrado Aplicado em Gestão. Estes juntam-se agora aos cerca de 4.700 “Alumnis” licenciados, mestres e alguns doutorados, que desde 1985 se graduaram no Centro Regional de Viseu da UCP.

Galeria de fotografias e vídeo disponível no Facebook da Diocese de Viseu.

CategoryBispo, Diocese, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: