Nos dias 14, 15 e 16 de novembro, a Paróquia de Fornos de Algodres organiza as I Jornadas da Pastoral Social, no Centro Cultural Dr. António Menano.
No dia 14, pelas 20h30, Rui Pedro Magalhães, da Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda, vai apresentar uma tertúlia intitulada “Desafios da Pastoral Social na Igreja de Hoje”, aberta a toda a comunidade.
No dia 15, das 9h30 às 16h00, haverá formação destinada aos agentes da Pastoral Social. No domingo, 16 de novembro, Dia dos Pobres, vão ser recolhidos bens não perecíveis, que podem ser entregues nas Eucaristias.
De acordo com o Padre Eurico Sousa, esta iniciativa é da responsabilidade da equipa da Pastoral Social da paróquia, em funcionamento há alguns anos, e que desenvolve um trabalho de voluntariado na primeira linha de ação social todo o concelho.
“Estas jornadas, que começam agora e que vão ser realizadas sempre para coincidir com o Domingo dos Pobres, surgem como resposta ao desafio da Pastoral Social em se tornar cada vez mais presente, nos dias de hoje, na sociedade e na Igreja. Queremos também também aliar a vertente da formação, que é importante para os voluntários, na adoção de boas práticas, de forma a conseguirem exercer melhor a sua missão. Existem novas comunidades a chegar ao concelho de Fornos de Algodres, nomeadamente imigrantes, e nós somos os primeiros a quem recorrem”, realça o sacerdote.