O Bispo de Viseu, D. António Luciano, deslocou-se à paróquia de Orgens, em Viseu, no passado sábado, 15 de novembro, onde presidiu à celebração que assinalou os 25 anos da construção da Capela da povoação de São Martinho, padroeiro desta comunidade.
D. António Luciano pediu aos fiéis que sigam o exemplo deste santo, “aprendendo a partilhar a vida, o pão e os bens com os mais necessitados”, enaltecendo esta data tão significativa para a comunidade local.
Ao recordar o Dia Mundial dos Pobres, assinalado a 16 de novembro, deu o exemplo de São Martinho, que cobriu com a sua capa um pobre abandonado e pediu que “nenhuma comunidade seja indiferente ao cuidado dos mais desfavorecidos”.
“Neste Ano Santo de Esperança, olhemos para os mais pobres com amor e compaixão e que encontremos neles o rosto de Cristo, que continua a pedir agasalho, pão e abrigo”, apelou D. António Luciano na homilia.
Ao citar o Papa Leão XIV: “No rosto ferido dos pobres encontramos impresso o sofrimento dos inocentes e, portanto, o próprio sofrimento de Cristo”, o Bispo apelou à generosidade de todos, pedindo aos batizados que sejam “verdadeiros discípulos missionários e construtores de paz”.
A comunidade local viveu assim um dia de festa e gratidão, num ano que é visivelmente marcado pela esperança.