Rainha Santa Isabel; Almoço no RI 14; Retiro de Sacerdotes; Encontro de padres dispensados; Crismas no Sátão; Celebração no Lar de Santo António; Inauguração de Obras na Igreja de Sabugosa; Crismas em Penalva do Castelo.

No Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra, teve lugar a celebração solene dos 500 anos da Beatificação da Rainha Santa isabel, na Segunda-feira, no dia 4 de Julho. Presidiu o Senhor Núncio Apostólico, estando presentes mais 15 Bispos, entre os quais o Senhor Arcebispo de Santiago de Compostela e, naturalmente, o Bispo de Coimbra – D. Virgílio do Nascimento Antunes. D. Ilídio esteve, também, presente. No Regimento de Infantaria de Viseu, teve lugar, no passado dia 5 de Julho, um almoço de despedida do Senhor Comandante que foi destacado para outras funções. D. Ilídio também esteve presente, desejando ao Senhor ex-Comandante do RI 14, as maiores felicidades. Com o almoço de Sexta-feira, 8 de Julho, terminou, no Seminário Maior, o Retiro dos Sacerdotes da Diocese, orientado pelo Senhor D. Jacinto, Bispo Emérito de Lamego. Neste retiro, participaram 2 Sacerdotes da vizinha Diocese da Guarda. D. Ilídio presidiu à Eucaristia de encerramento e almoçou com todos. Em Abraveses, na Casa do casal Luís e Eduarda Cunha, teve lugar um encontro de amizade, reflexão e diálogo, de vários casais em que o marido é sacerdote dispensado do Ministério sacerdotal. Para além do casal acolhedor estiveram mais 8 casais, vindos de várias partes de Portugal. Durante a manhã e no almoço D. Ilídio participou no encontro de amizade. Para além de variados temas da atualidade, o tema central foi a Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre a Família – Amoris Laetitia. Para as paróquias do concelho de Sátão, realizou-se a celebração do Sacramento do Crisma, na Igreja Paroquial do Sátão, presidida por D. Ilídio Leandro. Presentes quase todos os Párocos das paróquias do concelho, entre os quais o Arcipreste e Pároco de Sátão – Pe. José Cardoso de Almeida. A celebração teve lugar na tarde de Sábado, dia 9 de Julho e nela foram crismados 99 cristãos, praticamente todos jovens. Na manhã de Domingo, dia 10 de Julho, houve uma celebração muito especial, na Igreja do Lar de Santo António. Na bela Igreja, repleta de fiéis, concelebraram com o Bispo, o Diretor da Instituição – Cón. Arménio Lourenço – o Pároco de Santa Maria – Cón. Manuel Matos – e o Pe. Marco Cabral. No momento próprio, foram batizados 9 jovens do Lar e foram crismados, para além dos 9, mais 7 outros jovens da mesma Instituição. Numa celebração muito viva e bem participada, D. Ilídio deu os parabéns aos jovens, aos seus padrinhos, à Instituição Lar de Santo António e seus Responsáveis, nomeadamente, ao Cón. Arménio e à Comunidade Religiosa. Aos jovens, que receberam os Sacramentos da Iniciação Cristã, D. Ilídio desejou muitas felicidades e uma coerente vida cristã, na Igreja e no Mundo. A Igreja Matriz da paróquia de Sabugosa, no concelho de Tondela, teve avultadas obras de restauro que beneficiaram toda a Igreja. Na tarde do passado Domingo, dia 10 de Julho, D. Ilídio presidiu à inauguração, com a consagração do Altar, bênção do ambão e inauguração de todas as restantes obras. Presente o Senhor Presidente da Câmara com alguns Vereadores, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia e representantes de diversas Instituições, civis e religiosas. O Bispo deu os parabéns a todos os mais diretos colaboradores neste empreendimento, nomeadamente, ao Diácono António Monteiro – natural e residente em Sabugosa – e ao Pároco – Pe. António Carlos. Concelebraram alguns anteriores párocos e outros sacerdotes e os diáconos residentes no concelho de Tondela. No fim da tarde de Domingo, 10 de Julho, o Bispo deslocou-se a Penalva do Castelo, onde crismou 52 cristãos, na sua grande maioria jovens, vindos das diversas paróquias do concelho. Concelebraram os párocos deste concelho – o Pároco de Penalva, Pe. José António, mais o Pe. Manuel Clemente, Pe. César e Pe. Ermelindo – estando também o Arcipreste – Pe. Nuno Azevedo – e o Pe. Marco Cabral. A celebração decorreu na Igreja da Misericórdia, estando presentes o Provedor da Santa Casa e o Presidente da Câmara Municipal. G.I. elit.

CategoryBispo