Arciprestado Urbano; Bênção do Hospital CUF; Nova Igreja de Abraveses; Visita de cortesia; Vigários Episcopais e Arciprestes; Crismandos de Vouzela; Festa de novos Enfermeiros; Crismas em Campia.

No dia 11 de Julho, reuniram os Sacerdotes do Arciprestado Urbano, em reunião moderada pelo Arcipreste – Pe. José Henrique. D. Ilídio esteve presente, em parte dos trabalhos, presidindo à Oração da Hora Intermédia, fazendo aí uma pequena reflexão, juntamente com os presentes. Esteve, também, o Pe. Virgílio – Vigário Episcopal – que apresentou o Plano Pastoral 2016-2017. A reunião teve ainda outros temas da agenda. Está já a funcionar, desde há alguns dias, o novo Hospital CUF, sedeado em Viseu, junto ao Palácio do Gelo. No fim da manhã do dia 11 de Julho, D. Ilídio esteve ali, convidado pela Diretora responsável, para visitar as instalações e benzer a novel Instituição. Estavam presentes os elementos da Direção do Grupo Mello Saúde. A oração de bênção foi feita numa pequena Capela existente nesta Unidade Hospitalar, que já está a funcionar, em parte, preparando-se para funcionar em pleno a partir do dia 1 de Agosto próximo. No final da manhã de 12 de Julho, D. Ilídio esteve em Abraveses, onde, com o pároco, o Vereador da Câmara Municipal para as freguesias, o Presidente da Junta, o Arquitecto da paróquia, elementos da Fábrica da Igreja e Advogados – da Paróquia e da Junta de Freguesia – visitaram o Arraial e o lugar da futura Igreja paroquial. Foram dadas indicações para se avançar, no sentido de, muito em breve, as obras poderem ser iniciadas – no Arraial e nos terrenos destinados à nova Igreja de Abraveses. No início da tarde de 12 de Julho, três jornalistas de de Tondela vieram à Casa Episcopal para procederem à entrega de um cachecol do Clube Desportivo de Tondela, assinado pelo seu plantel. Tinha sido uma promessa feita por eles, por ocasião do encontro anual, a propósito do Dia Mundial das Comunicações Sociais: “se o Tondela se mantiver na I Divisão, nós iremos trazer-lhe um cachecol assinado pelos jogadores”. Trocaram-se impressões de muito agrado pela permanência do Clube de Tondela entre os da 1ª divisão e auguraram-se felicidades para o futuro próximo. Convidado para tal, o Bispo prometeu assistir a alguns jogos na próxima época. Na manhã de 15 de Julho, D. Ilídio encontrou-se com o Vigário-Geral, os restantes Vigários Episcopais e os Arciprestes para, todos juntos, fazerem uma avaliação do Ano Pastoral e programar alguns pontos importantes, em relação com o próximo. O encontro terminou com o almoço na Casa Episcopal. No início da noite desse mesmo dia, D. Ilídio deslocou-se a Fataunços, onde, na Igreja Matriz, esteve com os Crismandos das paróquias do concelho de Vouzela. O Bispo orientou uma reflexão em que fez sobressair o sentido do Sacramento do Crisma e o seu lugar na vida do cristão. No início da tarde de Domingo, 17 de Julho, D. Ilídio presidiu à Eucaristia de final de curso de Enfermeiros que constituíam o 27º Curso de Licenciatura da Escola Superior de Saúde de Viseu. Foram 50 os que estiveram presentes e fizeram o Juramento, recebendo, da parte da Escola Superior, o Certificado e a Lamparina. O Cón. António Jorge, Responsável da Pastoral do Ensino Superior, deu a cada um deles uma edição do Evangelho da Misericórdia (Evangelho segundo s. Lucas). Concelebraram o Pároco de Santa Maria e o Responsável da Pastoral do Ensino Superior de Viseu. Na tarde deste mesmo Domingo, D. Ilídio ainda se deslocou a Campia, no concelho de Vouzela, onde crismou cerca de 100 cristãos, quase todos jovens, vindos das diversas paróquias do concelho. Presentes todos os párocos do concelho, recebidos pelo pároco de Campia – Pe. Cláudio Correia Ferreira. A Igreja foi muito pequena para acolher todos os que vieram viver esta grande celebração. G.I.

CategoryBispo