O Semanário Ecclesia de hoje dedica trinta páginas centrais à Diocese de Viseu, a propósito dos 500 Anos da Dedicação da Catedral, data jubilar que vem sendo celebrada desde há um ano, mobilizando todos os Arciprestados, que organizaram peregrinações jubilares à Catedral.
O Papa Francisco concedeu indulgência jubilar a quantos visitaram a Catedral, ao longo deste ano, aí participando em celebrações litúrgicas, rezando também pelas intenções do Santo Padre e cumprindo as condições que condicionam a obtenção da indulgência.
O Semanário Ecclesia de hoje, para além de uma longa entrevista a D. Ilídio Leandro, apresenta também referências aos eventos que irão preencher o programa de comemorações de amanhã. Além do solene pontifical, na Catedral, às 11:00 horas, haverá, depois do almoço, no mesmo local, a apresentação das Constituições Sinodais e a apresentação da História da Diocese de Viseu, edição em três volumes, que percorrem 1500 anos de história, apresentando vasta informação inédita.
Esta obra de investigação histórica decorreu ao longo dos últimos, com uma vasta equipa de investigadores coordenada pelo Professor Paiva, da Universidade de Coimbra.
Também o Tesouro-Museu da Catedral irá reabrir as suas portas, depois de ter estado fechado enquanto decorreram obras de requalificação da Catedral, no âmbito do programa Rota das Catedrais.
Este espaço museológico reabre com um novo percurso de visita e novos espaços, valorizando a exposição dos objectos e a sua “leitura”.
As celebrações jubilares de amanhã contam com a presença de muitos dos bispos de Portugal e do Núncio Apostólico, além de outras individualidades ligadas à Direcção de Cultura do Centro, que coordenou as obras realizadas na Catedral.
Toda a Diocese se sente em festa e vai acorrer às celebrações. D Ilídio Leandro considera este Ano Jubilar, que agora encerra, um ano de graça, que produziu frutos e vai continuar a produzi-los, numa perspectiva de renovação desta Igreja particular, a que preside.
Os frutos do Sínodo Diocesano começam já a amadurecer e, ao longo dos próximos dez anos, irão dando novo sabor ao modo de ser Igreja em Viseu.
G.I.

CategoryBispo