Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica estuda e celebra a misericórdia.

O presidente da Comissão Episcopal Liturgia e Espiritualidade disse que o tema da misericórdia na liturgia não “afunila necessariamente no sacramento da reconciliação”, mas refere-se a todas as celebrações, e tem de se expressar em “gestos concretos”.

Para D. José Cordeiro, a liturgia “traz consigo a vida” e “não se pode circunscrever ao culto, ao rito, ao ritual” porque “toda a celebração litúrgica tem um antes e um depois e tem de levar a um compromisso para a vida”.

“Há que dar esse salto qualitativo para fazer da vida liturgia e da liturgia vida porque se a liturgia é acão em favor do povo e com o povo, essa ação que nasce do coração de Deus tem depois de se expressar em gestos concretos”.

Em declarações transmitidas hoje no programa Ecclesia, na RTP2, D. José Cordeiro disse também “não afunila exclusivamente no sacramento da reconciliação”, onde se torna “mais visível”, que “eucaristia é o grande sacramento da misericórdia”.

“Todos os outros sacramentos e sacramentais têm a marca da misericórdia porque é o coração de Deus que vem ao encontro da miséria humana, e vice-versa”, disse o presidente da Comissão Episcopal Liturgia e Espiritualidade.

“É um “divino comércio”, como chamavam os padres da Igreja, sem medo da palavra, por que é mesmo essa relação de diálogo de amor que parte sempre de Deus”, acrescentou D. José Cordeiro.

“A Liturgia cume e fonte da misericórdia” é o tema do 42º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, que decorre esta semana entre os dias 25 e 29 de julho, onde mais de mil participantes estudam o tema da misericórdia e celebram ativamente os diferentes atos litúrgicos do dia.

“Estes encontros nacionais, com a metodologia que ultimamente têm, convergem para a celebração da Liturgia das Horas, da Eucaristia, da reconciliação, doutros momentos de oração e este ano também com o rito da porta santa”, sublinhou D. José Cordeiro.

O presidente da Comissão Episcopal Liturgia e Espiritualidade adiantou à Agência ECCLESIA que o tema da misericórdia é estudado ao longo da semana em 10 reflexões, quatro 4 grandes conferências e seis subtemas, que ajudam a “aprofundar o mistério da liturgia , no mistério de Cristo, no mistério da Igreja”.

“Se a misericórdia é o coração pulsante do Evangelho, nós também podemos dizer que a liturgia é o coração pulsante da Igreja”, concluiu D. José Cordeiro.

PR

CategoryIgreja