Foi apresentada a História da Diocese de Viseu, na tarde de 23 de Julho, na Sé, momento que integrou a comemoração dos 500 anos da Dedicação da Catedral.

A obra, em três volumes, cobre um período de cerca de 1500 anos de história.

Segundo José Pedro Paiva, coordenador científico da obra, “no panorama historiográfico não existe outra História de Diocese” em Portugal. “Esta é a primeira e original”, afirmou.

Assente numa nova perspectiva historiográfica, que junta métodos de investigação científica inovadores, esta é “desde logo, uma história religiosa” que, no dizer do seu coordenador científico, “não pretendeu ser apenas uma história da Igreja. José Pedro Paiva referiu que a História da Diocese de Viseu “inclui os leigos e a sua vida na Diocese” e foram analisadas “as motivações dos clérigos que criaram e guiaram a Igreja”. “Uma História da Diocese nõ se pode ver sob um olhar fechado”, garantiu.

José Pedro Paiva passou em análise alguns elementos da obra, que conta com mais de 1800 páginas e cerca de 300 ilustrações, garantindo que a História da Diocese de Viseu “é um trabalho local à escala global”, que alia “o rigor da pesquisa e da escrita”, mas que pretende ser “entendida por todos”.

José Pedro Paiva abordou alguns momentos da história da Diocese de Viseu e de alguns dos seus intervenientes, como foram, entre outros, os Bispos D. Fernão Gonçalves de Miranda, D. Diogo Ortiz de Vilhegas, ou D. Miguel da Silva, e ainda os pintores Vasco Fernandes (Grão Vasco) e Francisco Henrique, para garantir que “Viseu não foi um lugar isolado do mundo”.

O responsável pela coordenação científica da obra enalteceu o contributo do actual Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, não apenas por considerar que a obra “nasceu do espírito do Bispo”, mas também pela “liberdade que ousou outorgar a todos os que escreveram esta obra”, referiu.

A História da Diocese de Viseu teve o patrocínio financeiro da Fundação Lapa do Lobo.

G.I./J.B.:PBA

CategoryDiocese