Participantes no Capítulo Geral dos Dominicanos foram recebidos no Vaticano.

O Papa Francisco recebeu hoje no Vaticano os participantes no Capítulo Geral dos Dominicanos e afirmou que o futuro da Ordem dos Pregadores e o anúncio dependem da “oração, o testemunho e a caridade”.

“Transmitir eficazmente a Palavra de Deus requer testemunho: mestres fiéis à verdade, testemunhas valentes do Evangelho”, referiu o Papa, acrescentando que “é o testemunho que encarna o ensinamento”, torna-o “tangível” e não “indiferente” diante de das circunstâncias.

O testemunho “acrescenta à verdade a alegria do Evangelho”, sublinhou o Papa na mensagem que dirigiu aos participantes do Capítulo Geral, que se realiza por ocasião do oitavo centenário da instituição da Ordem dos Pregadores pelo Papa Honório III.

“Este oitavo centenário leva-nos a recordar homens e mulheres de fé e pensamento, contemplativos e missionários, mártires e apóstolos da caridade, que que levaram a carícia e a ternura de Deus por toda a parte, enriquecendo a Igreja e mostrando as novas possibilidades para encarnar o Evangelho através da oração, o testemunho e a caridade: três pilares que garantem o futuro da Ordem, mantendo a frescura do carisma fundador”, disse o Papa.

Francisco referiu aos seguidores de São Domingos que “o bom pregador está consciente de que habita terreno sagrado, porque a Palavra que transporta consigo é sagrada e os seus destinatários também são”.

“Os fiéis não só necessitam de receber a palavra integralmente, como também experimentar o testemunho de vida de quem prega”, acrescentou.

Para o Papa, os santos “falam a linguagem do coração, que não conhece barreiras e é compreensível por todos”.

Francisco referiu também que o pregador tem de ouvir o “grito dos pobres e dos descartados” para compreender “a compaixão que Jesus tinha por todas as pessoas”.

“Este grito interpela-nos e deve ser o que orienta a missão e dá vida às estruturas e programas pastorais”, sublinhou.

Sem caridade, o pregador é “contestado e suspeito”, disse Francisco.

“Quanto mais se saia para saciar a sede do próximo mais seremos pregadores de verdade, dessa verdade anunciada por amor e misericórdia”, concluiu Francisco.

A Ordem dos Pregadores, fundada por São Domingos de Gusmão (1170-1221), está a celebrar um ano jubilar, nos 800 anos do seu início, com o tema ‘Enviados para pregar o Evangelho’.

G.I./Ecclesia:PR

CategoryPapa