Em cada ano pastoral, a Igreja precisa de se ajustar às situações concretas que vão determinando a vida e as condições particulares, em cada lugar. Respondendo à sua principal missão – anunciar e celebrar Jesus Cristo, construindo o Seu Reino de paz e de amor para a salvação de todos – importa orientar os contributos de todos para o conseguir.

Na medida em que os sacerdotes, os diáconos e os consagrados vão sendo menos, mais se pede aos leigos, para que a Igreja esteja presente, em cada lugar, e possa cumprir a sua missão divina e humana. É na comunhão e corresponsabilidade sinodal, entre todos os membros da Igreja, que Jesus Cristo é anunciado e celebrado e será assim que devemos agir para que o mundo creia.

Agradeço a todos os Sacerdotes que, nesta Igreja de Viseu, dão o melhor de si, na entrega alegre e generosa a Deus, servindo as pessoas, nas comunidades e nos diversos serviços eclesiais diocesanos. A todos e, de maneira especial, a quem vai trabalhar pela primeira vez, como sacerdote e a quantos vão assumir o ministério noutro lugar, os meus agradecimentos e toda a minha comunhão, na amizade e na oração. Igualmente, quero expressar os agradecimentos sinceros da Diocese a quem, por motivos de idade e de saúde deixa o serviço pastoral paroquial. Está, neste caso, o Pe. Artur Antunes Marques, a quem desejo longa vida e boa saúde.

Em comunhão na missão, todos – Vigários Episcopais, Arciprestes, Párocos, Sacerdotes em missão específica, Diáconos, Religiosas e Religiosos, Consagrados, Leigos em geral e Leigos em Serviços Diocesanos, Movimentos, Secretariados e Obras de Apostolado – todos somos chamados a, com o Bispo, realizar o Projeto de Jesus Cristo para a salvação de todos. Assim Deus nos ajude, contando com o apoio e proteção materna de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe e Padroeira.

Cúria Diocesana:

Chanceler – Pe. António José da Silva Ramos Boavida

Promotor da Justiça – Pe. Alcides Fernando Tavares Vilarinho

Defensor do Vínculo – Pe. Sérgio Miguel Tavares de Pinho

Serviço Paroquial:

Pe. Adelino Ricardo Correia Lopes Pires – Alva, Pepim e Reriz.

Pe. Carlos Manuel de Matos Rodrigues – Covas do Rio, Covelo de Paivô, Figueiredo de Alva, Gafanhão e S. Martinho das Moitas.

Pe. Carlos Augusto Ferreira e Cunha – Couto de Baixo e Couto de Cima.

Pe. Carlos Alberto Ramos de Sousa – Beijós e Cabanas de Viriato.

Pe. José Cardoso de Almeida – Assume Mioma, mantendo as que já tinha, com o Pe. João Martins Marques, como Vigário Paroquial.

Pe. José dos Santos Quinteiro Lopes – Assume Forles e Águas Boas, mantendo as que já tinha.

Pe. José Marcelino Pereira – Fail e Vila Chã de Sá, com o Pe. Daniel Lopes dos Santos, como Vigário Paroquial.

Pe. Lúcio Manuel Oliveira da Cunha Marques – S. Cipriano e Vil de Soito.

Pe. Marco José Pais Cabral – in solidum na Unidade Pastoral de Fornos de Algodres com o Pe. Jorge Luís Gomes Lopes que é o Moderador.

Pe. Miguel de Abreu – Coordenador da Unidade Pastoral: Abrunhosa-a-Velha, Chãs de Tavares, Cunha Alta, Freixiosa, Quintela de Azurara, S. João da Fresta, Travanca de Tavares e Várzea de Tavares. Nestas paróquias são nomeados párocos in solidum: Pe. António Gonçalves da Cunha e Pe. Carlos Miguel Nunes Pereira Monge.

Pe. Ricardo Alexandre de Albuquerque Oliveira – Cambra, Carvalhal de Vermilhas e Vouzela.

VISEU, 8 de Agosto de 2016

Bispo Ilídio Pinto Leandro