Judoca ganhou primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A judoca Telma Monteiro conquistou a primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro, neste caso de bronze, naquela que foi também a sua primeira subida ao pódio nesta competição.

Em declarações aos órgãos de comunicação portugueses, logo a seguir à prova, a atleta destacou a importância da fé e da crença nesta conquista, depois dos desafios que teve de enfrentar nos últimos meses.

“Pensei que Deus sabe tudo e que eu tinha sido paciente para esperar, para conseguir trabalhar, para acreditar, então hoje tinha de ser o meu dia”, apontou a judoca de 30 anos, que cumpre no Rio de Janeiro os seus quartos Jogos Olímpicos.

Para alcançar a medalha de bronze, Telma Monteiro bateu esta segunda-feira por “yuko” a romena Corina Caprioriu, na categoria -57 kg.

“Foi um dia de superação. Das outras vezes vim em muito melhor forma, competi com o joelho ligado, mas o mais importante é que acreditei e lutei. Não deixei que os Jogos Olímpicos fossem um fantasma”, salientou.

Quanto ao futuro, a atleta do Sport Lisboa e Benfica conta prosseguir a sua carreira e continuar a representar Portugal “com a raça, com o crer que define os portugueses”, inclusivamente nos próximos Jogos, que vão ter lugar em Tóquio, no Japão, “o país do judo”.

“Independentemente do resultado que alcançasse aqui, já tinha decidido que ia estar em Tóquio. Se estiver bem, vou lutar por uma medalha”, garantiu.

Na hora da vitória, Telma Monteiro, natural de Almada, não se esqueceu de todos quantos a têm apoiado e deixou ainda uma mensagem aos mais novos.

“A medalha não é minha, é nossa, é de Portugal. Muito obrigado por terem acreditado em mim. Isto é para todas as crianças que me estão a ouvir: vale a pena lutarmos pelos nossos sonhos”, frisou.

Telma Alexandra Pinto Monteiro participou nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e de Pequim, em 2008, onde se classificou em 9.º lugar.

Em 2012 foi escolhida para ser a porta-estandarte da comitiva portuguesa nos Jogos Olímpicos de Londres.

A judoca nacional conta no seu currículo com inúmeras medalhas em Taças do Mundo, Campeonatos Europeus e Campeonatos do Mundo.

G.I./Ecclesia:JCP

CategoryBispo