Paulo Caetano, da autarquia de Seia, destaca lugar «mágico» no alto da Serra da Estrela.

A Diocese da Guarda tem no Santuário de Nossa Senhora do Ar, situado no concelho de Seia, um dos seus maiores símbolos, em termos religiosos e turísticos.

Na edição mais recente do Semanário ECCLESIA, Paulo Caetano, que detém o pelouro do Património na Câmara Municipal de Seia, realça um lugar que “representa a beleza harmoniosa do ponto mais alto de Portugal continental” – a Torre da Serra da Estrela – “criando um sentimento de paz nas pessoas, convidando-as para realidades mais sublimes e profundas”.

Um “espaço detentor de enormes potencialidades e digno de ser visitado e promovido”, onde “as pessoas podem encontrar acolhimento” e onde momentos como uma peregrinação se tornam “mágicos”, refere aquele responsável.

A partir do texto publicado no Semanário ECCLESIA, ficamos a saber que a devoção a Nossa Senhora do Ar teve origem na ligação das pessoas a Nossa Senhora do Loreto, que teve grande difusão no século XVI.

“De origem italiana, padroeira universal da aviação, foi em 1960, criada/proclamada pelo Papa João XXIII, uma nova padroeira que passou a denominar-se Nossa Senhora do Ar”, entronizada depois em 1962 pelo bispo D. Policarpo da Costa Vaz.

“A partir desta data, a Força Aérea Portuguesa era a única Força Aérea no mundo que tinha uma padroeira por despacho papal – Nossa Senhora do Ar. Razão pela qual a Força Aérea, ainda hoje, celebra Missas de Ação de Graças a Nossa Senhora do Ar”, explica Paulo Caetano.

No seu olhar sobre aquele espaço, o membro da autarquia de Seia destaca a Capela da Senhora do Ar, “um espaço exclusivo e singular em que os peregrinos podem fazer uma caminhada pelos trilhos da Serra da Estrela para observar e absorver a paisagem excecional que se transforma em louvor existencial”.

Um templo construído em 1962, por iniciativa da Força Aérea Portuguesa, e que depois de “várias décadas ao abandono”, devido à desativação do esquadrão ali presente, foi reaberto ao culto em 2007.

Atualmente sob a alçada da Diocese da Guarda, a capela acolhe diversas celebrações religiosas, “em grande parte presididas pelo Bispo da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício”.

Há cerca de dois meses, no dia 20 de junho, centenas de peregrinos subiram até ao Santuário de Nossa Senhora do Ar, para celebrarem o Jubileu da Misericórdia.

A mais recente edição do Semanário digital ECCLESIA sugere 20 locais, um por cada diocese, para visitar e ficar a conhecer Portugal, propondo ainda a descentralização de destinos em tempos de férias e desafiando as pessoas a considerarem nas suas escolhas turísticas as chamadas “periferias”.

G.I./Ecclesia:JCP

CategoryIgreja