Em tempo de festas e romarias, em Mangualde começam também esta quinta-feira, 25 de agosto, as Festas da Cidade. Vão ser nove dias com um cartaz repartido entre animação, música e iniciativas a marcar a tradição, em pleno centro urbano e junto ao Santuário, no monte da Senhora do Castelo.

“As Festas da Cidade, promovidas pela Câmara Municipal esperam atrair inúmeros visitantes.

As festas populares são “uma mostra do território” de que faz parte “a prata da casa”, que assim é valorizada, no dizer do presidente do município.

O certame começa hoje com a ‘Noite das Escolas de Mangualde’. Os dias seguintes contam também com grande animação, quer por grupos locais, quer por artistas e bandas convidadas.

Mercados de Rua (27 e 28 de agosto), o VII Festival de Sopas de Mangualde (28 agosto) e 5ª edição do Mangualde Fashion (2 de setembro) são eventos paralelos, havendo também torneios desportivos de Xadrez (27 de agosto), Futebol (27 de agosto), Pesca Desportiva (28 de agosto) e uma Largada de Pombos (28 de agosto).

Realce para o piquenique no Monte da Senhora do Castelo, integrado nas Festas de cariz religioso. O tradicional encontro de fé no Monte histórico, dias 7 e 8 de setembro, cumpre uma programação preparada pela Santa Casa da Misericórdia de Mangualde. No Dia do Município, 8 de setembro, a manhã será de romaria com a tradicional Procissão e a tarde recupera uma antiga tradição em que as famílias sobem ao monte para ali espalharem as suas toalhas e realizarem o tradicional piquenique, em que as famílias se encontram e convivem, mantendo uma tradição que faz parte da história de Mangualde e retrata “um passado longínquo”.

“Atualmente há uma relação institucional muito forte [entre a Câmara e a Santa Casa da Misericórdia de Mangualde], o que deixa a Câmara muito satisfeita com o aproximar das festividades”, afirma o presidente do município, que é parceiro na valorização desta romaria tradicional de Mangualde.

G.I./J.B.

CategoryDiocese, Paróquia