O Vaticano divulgou o programa da deslocação do Papa a Assis, no dia 20 de setembro, uma visita integrada no 30.º aniversário do encontro internacional e inter-religioso pela paz, criado por São João Paulo II.

Segundo o serviço informativo da Santa Sé, o Papa argentino vai seguir de helicóptero para Assis, a partir das 10h30 (menos uma em Lisboa), com a primeira paragem a aconteceu por volta das 11h00 no recinto desportivo “Migaghelli”, em Santa Maria dos Anjos.

Nesse local Francisco vai ser recebido pelo arcebispo de Assis, D. Domenico Sorrentino, e pelas diversas autoridades civis e religiosas locais.

O próximo passo na agenda será o Sacro Convento de Assis, onde o Papa vai encontrar-se com Patriarca Ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu I; com o arcebispo de Cantuária, Justin Welby; com o Patriarca Siro-Ortodoxo de Antioquia, Efrém II; e com representantes das religiões judaica, muçulmana e budista.

Este grupo seguirá depois rumo ao Claustro de Sisto IV, onde se reunirá com representantes das várias Igrejas e Religiões Mundiais, e os bispos da região da Úmbria, de Itália.

Seguir-se-á uma saudação do Papa a todos os presentes e um almoço no refeitório do Sacro Convento de Assis, que contará com a participação de diversas vítimas da guerra.

Durante a refeição, Marco Impagliazzo, presidente da Comunidade de Santo Egídio, em Roma, recordará os 25 anos de governo de Bartolomeu I no Patriarcado de Constantinopla.

A tarde começará com uma série de encontros pessoais entre o Papa e os diversos líderes religiosos e pelas 16h00 os participantes terão uma oração ecuménica pela paz, na Basílica Inferior de São Francisco.

Depois seguirão para a Praça São Francisco para a cerimónia conclusiva, com testemunhos de vítimas da guerra, de responsáveis religiosos, do fundador da Comunidade de Santo Egídio, e com o discurso do Papa.

O encontro internacional e inter-religioso pela paz em Assis, que terá como tema “Sede de paz. Religiões e cultura em diálogo”, terminará com a leitura de “um Apelo de Paz”, que será depois entregue a crianças de vários países; com um momento de silêncio pelas vítimas das guerras, e com a assinatura do “Apelo da Paz”.

Antes de partirem, dois momentos simbólicos, com os diversos líderes religiosos a largarem para o ar dois balões de papel iluminados e a trocarem o abraço da paz.

A chegada do Papa Francisco de volta ao Vaticano, de helicóptero, está prevista para as 19h35 de Roma, menos uma hora em Lisboa.

No encontro internacional, organizado pela Comunidade de Santo Egídio, em colaboração com as Famílias Franciscanas e a Diocese de Assis, deverá contar com a participação do presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, e 400 delegações que incluem líderes religiosos, políticos e sociais, bem como representantes do mundo da cultura.

G.I./Ecclesia:JC

CategoryIgreja, Papa