Padre Manuel Barbosa diz que Francisco responde a «desejo» do povo português.

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Barbosa, saudou ontem a confirmação da visita do Papa a Fátima, em maio de 2017, feita este domingo pelo próprio Francisco, em conferência de imprensa.

“Em primeiro lugar, manifestar o regozijo pela confirmação, pela boca do próprio Papa Francisco, de que virá a Fátima em maio de 2017”, referiu, em declarações à Agência ECCLESIA.

O Papa disse aos jornalistas que o acompanharam no voo de regresso a Roma, desde o Azerbaijão, que a agenda do próximo ano inclui “com certeza” a visita a Fátima, no Centenário das Aparições.

“Esse anúncio concretiza o forte desejo do Papa em visitar Portugal, expresso aos bispos portugueses na visita ‘ad Limina’ em setembro de 2015 e noutros encontros particulares com alguns bispos. Vem igualmente no seguimento do desejo e expectativa da Igreja em Portugal, e do povo português, de receber a visita apostólica do Papa Francisco”, sustentou o padre Manuel Barbosa.

O porta-voz do episcopado católico admite que o programa oficial possa ultrapassar o dia 13 de maio e o santuário da Cova da Iria, numa visita pontifícia “mais alargada no tempo e nos espaços a visitar”.

“Há que esperar essa comunicação, para que se possa preparar dignamente, com a marca hospitaleira do povo português, o acolhimento caloroso ao Papa Francisco”, observou.

O padre Manuel Barbosa precisa que a resposta à pergunta colocada pela Rádio Renascença vai “no mesmo sentido das afirmações que o Santo Padre fez recentemente a D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga, e mais tarde a D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa”.

D. Nuno Almeida participou, em setembro, num encontro de bispos nomeados no último ano, com o Papa, e relatou o encontro com Francisco, num texto publicado através da sua página na rede social Facebook.

“Na saudação pessoal, pude assegurar ao Santo Padre a minha oração, comunhão e empenho em viver o que ele nos propunha. Quando me apresentei como bispo auxiliar de Braga e que esperávamos com alegria a sua visita em maio, o Papa com um grande sorriso acrescentou: ‘Lamento não poder ir a Braga, mas, certamente, encontrar-nos-emos em Fátima, em Maio!’”, escreveu o prelado.

Também em setembro, o Papa Francisco disse ao bispo auxiliar de Lisboa D. Nuno Brás que viria a Portugal, em maio de 2017, “a Fátima”, numa viagem centrada no Centenário das Aparições.

D. Nuno Brás cumprimentou Francisco no último domingo, no fim da Eucaristia que encerrou o Jubileu dos Catequistas, no Vaticano, e disse-lhe que os portugueses “estavam à espera dele”.

“Ele respondeu-me que viria, mas a Fátima”, revelou o bispo auxiliar de Lisboa, em declarações à Agência ECCLESIA.

A 7 de setembro de 2015, no encontro dos bispos de Portugal com o Papa durante a visita ‘ad Limina’, Francisco transmitiu-lhes o “desejo profundo” de visitar Fátima.

Já no último dia 17 de março, durante a primeira visita oficial após ter tomado posse como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa convidou formalmente o Papa Francisco a visitar Portugal.

Francisco será o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI (13 de maio de 1967), João Paulo II (12-15 de maio de 1982; 10-13 de maio de 1991; 12-13 de maio de 2000) e Bento XVI (11-14 de maio de 2010).

São João Paulo II cumpriu ainda uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de março de 1983), a caminho da América Central.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryFátima, Igreja, Papa