Encontro marcado para outubro de 2018.

O Papa Francisco decidiu convocar para outubro de 2018 a 15ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, dedicada ao tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, anunciou hoje o Vaticano.

“O tema, expressão da solicitude pastoral da Igreja para com os jovens, está em continuidade com o que emergiu nas recentes assembleias sinodais sobre a família e com o conteúdo da exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia”, lê-se no comunicado publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

A assembleia de 2018 segue-se aos dois encontros mundiais de bispos que em 2014 e 2015 debateram os temas da família e do matrimónio, concluídas na exortação apostólica pós-sinodal ‘A Alegria do Amor’.

O Vaticano precisa que o Papa Francisco escolheu o tema depois de consultar as Conferências Episcopais, as Igrejas Orientais Católicas e a União dos Superiores Gerais, tendo em consideração as sugestões dos participantes na última assembleia sinodal e o parecer do XIV Conselho Ordinário do Sínodo dos Bispos.

A finalidade do próximo Sínodo 2018, explica a Santa Sé, é “acompanhar os jovens no seu caminho existencial rumo à maturidade, para que, através de um processo de discernimento, possam descobrir o seu projeto de vida e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e com os homens, participando ativamente da edificação da Igreja e da sociedade”.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Papa