Papa Francisco e Justin Welby, arcebispo da Cantuária, assinaram declaração conjunta.

O Papa recebeu hoje em audiência o arcebispo de Cantuária, Justin Welby, primaz da Comunhão Anglicana, e 35 primazes das províncias anglicanas, um dia depois da assinatura de uma declaração conjunta entre as duas Igrejas.

As iniciativas celebram o 50.° aniversário do “encontro histórico” entre o Papa Paulo VI e o arcebispo Michael Ramsey.

“Estes 50 anos de encontro e troca de experiências, assim como a reflexão e os textos comuns, falam de cristãos que, por fé e com fé, se ouviram e partilharam tempo e forças. Aumentou a convicção de que o ecumenismo não é um empobrecimento, mas uma riqueza”, referiu Francisco.

Já esta quarta-feira, o Papa tinha presidido à celebração de Vésperas, na igreja dos Santos André e Gregório al Celio, em Roma, por ocasião deste 50º aniversário.

Antes da oração, Francisco e Justin Welby assinaram uma declaração conjunta em que admitem tanto o “grande progresso” realizado no diálogo entre católicos e anglicanos, como os “novos desacordos”, particularmente em relação à ordenação sacerdotal de mulheres e às “recentes questões relativas à sexualidade humana”.

Os dois responsáveis sublinham que estas divergências não devem “impedir” a oração comum, valorizando a “comunhão, que, mesmo sendo imperfeita,” já existe.

“A nossa capacidade de nos reunirmos no louvor e na oração a Deus e de testemunharmos ao mundo, apoia-se na certeza de que compartilhamos uma fé comum e, em medida substancial, um acordo na fé”, prossegue o texto.

O Papa e o líder da Igreja Anglicana apresentam como “causa comum” para todos os cristãos “apoiar e defender a dignidade” humana e “reconhecer o inestimável valor de toda a vida humana”.

Após “dolorosos séculos de separação”, Francisco e Justin Welby apresentam-se como “amigos e companheiros de viagem”.

A 23 e 24 de março de 1966 teve lugar a visita solene de Michael Ramsey (1904-1988), arcebispo de Cantuária, ao Papa Paulo VI (1897-1978), com a assinatura da primeira Declaração Comum entre católicos e anglicanos.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryEcumenismo, Igreja, Papa