Francisco de Assis; Peregrinação Diocesana a Fátima; Abertura do Seminário Interdiocesano; Escola Profissional Mariana Seixas; Equipas de Nossa Senhora (ENS); Apresentação de Livro.

Na tarde de 4 de Outubro, dia de S. Francisco de Assis, D. Ilídio presidiu à Eucaristia na Igreja dos Terceiros, Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco e confiada aos Frades Menores Conventuais. Concelebraram os Freis da Comunidade: O Superior – Frei Pedro Manuel Pinto Perdigão e os outros 2 membros: Frei Francesco Ervas e Frei Giovanni Sartori. A Igreja estava repleta de fiéis que, habitualmente, frequentam esta Igreja do Centro da cidade de Viseu.

Como estava planeado no Programa Pastoral deste ano, fez-se a 1ª Peregrinação Diocesana a Fátima, no dia 5 de Outubro. Estiveram mais de 8.000 pessoas, idas dos 6 Arciprestados da Diocese. Dado o dia escolhido, também os sacerdotes puderam deslocar-se com os seus paroquianos, tendo concelebrado a Eucaristia algumas dezenas deles. Todo o programa da Peregrinação decorreu na Basílica da Santíssima Trindade. De manhã, com alguns milhares de pessoas em pé, no passeio central da Basílica, a Eucaristia foi o momento central. À tarde, com a Basílica quase cheia, decorreu a Assembleia Diocesana, com apresentação das linhas de acção pastoral decorrentes das decisões do Sínodo, para as diferentes áreas de acção pastoral: organização de base, celebração litúrgica, formação cristã e acção caritativa . D. Ilídio presidiu, depois à reza do Terço e “colocou nas mãos de Maria” o cuidado para a concretização da renovação pastoral da Diocese, na actuação pastoral de todas as suas estruturas e agentes. Muito agradado com a iniciativa, D. Ilídio deu os parabéns a todos os que participaram e organizaram esta Peregrinação. Aina segundo o nosso Bispo, esta Peregrinação quis agradecer a Nossa Senhora a Sua proteção no Sínodo Diocesano e pedir o Seu apoio e mediação protetora para a renovação da nossa Diocese, através do cumprimento das Conclusões e Constituições, aprovadas no Sínodo.

O dia 6 de Outubro foi o dia marcado para a Abertura solene do Seminário Interdiocesano que, em Braga, acolhe as dioceses de Bragança Miranda, Guarda, Lamego e Viseu. Neste momento, o Seminário é constituído por 17 Seminaristas, sendo 4 da diocese de Viseu. Estiveram presentes, para além dos Seminaristas e seus Responsáveis (1 sacerdote de cada diocese), os Reitores dos Seminários e os Bispos das 4 dioceses. No presente Ano Pastoral, o Bispo responsável é o de Viseu. Foi D. Ilídio quem presidiu à reunião da manhã, com todos os responsáveis das dioceses e do Seminário Interdiocesano, presidindo também à Eucaristia que terminou este encontro.

Na tarde de 7 de Outubro, D. Ilídio esteve na Escola Profissional Mariana Seixas, agora a funcionar na Rua Direita, para a cerimónia da entrega de Diplomas aos alunos que terminaram os seus estudos, naquela Instituição Académica. Presentes, para além do Diretor e outros Responsáveis daquela Escola e dos Alunos, o Presidente da Câmara Municipal, o Diretor do Museu Nacional Grão Vasco e o Presidente da Associação Comercial de Viseu. D. Ilídio, como todas estas Entidades presentes foi chamado para colaborar na entrega dos Diplomas aos alunos finalistas.

Na tarde do dia 8 de Outubro, iniciou-se o Ano Pastoral para os membros das Equipas de Nossa Senhora (ENS), no Centro Sócio Pastoral, em Viseu. Os casais presentes e alguns Assistentes enchiam a sala multiusos do Centro. Os trabalhos iniciaram-se com palavras de Abertura do Casal Responsável de Setor – Evangelina e João Paulo. De seguida, D. Ilídio fez uma pequena reflexão, aproveitando palavras do Papa Francisco e algumas notas breves da Exortação Apostólica Amoris Letitia. Presidiu, depois, à Eucaristia, com a presença do Assistente Espiritual do Setor – Cón. Manuel Moreira Matos. Na Ação de Graças da Eucaristia, os casais presentes e a Equipa Responsável do Setor fizeram o seu Compromisso.

Na tarde de Domingo, 9 de Outubro, D. Ilídio deslocou-se a Couto do Mosteiro onde foi apresentado um livro sobre um “Humanista Notável”, nascido em 1507, na Gestosa – aldeia da freguesia de Couto do Mosteiro. Este “Humanista Notável” foi sacerdote e célebre em muitas artes que o ocuparam nos seus 75 anos de vida. O Autor deste livro é o Vigário Geral da Diocese de Aveiro – Mons. João Gonçalves Gaspar – escritor com muitas obras publicadas e que ali esteve, apresentando este seu trabalho. O motivo porque o livro é escrito pelo Vigário Geral de Aveiro é que Fernão de Oliveira ‘somente’ nasceu e foi batizado na paróquia de Couto do Mosteiro mas toda a sua vida se passa a partir de Aveiro, onde também viviam os seus Pais. Nesta apresentação estava, também, o Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, o Presidente da União de Freguesias de que faz parte Couto do Mosteiro e o Dr. João Costa que fez uma prévia apresentação da Obra em causa. Na mesa de presidência estava, também, o Pároco – Cón. Carlos Casal – que fez a Abertura e o Encerramento desta sessão, na Igreja Matriz, repleta de pessoas interessadas. No final, muitas adquiriram este livro que fala de Alguém que enobrece a história destas terras.

G.I.