Candidatos ao sacerdócio de quatro dioceses estudam na Faculdade de Teologia em Braga.

O Seminário Maior Interdiocesano de São José, em Braga, assinalou o início oficial do novo ano letivo com uma Eucaristia que reuniu os bispos, equipa formadora e candidatos ao sacerdócio das Dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu.

Uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA informa que a Eucaristia foi presidida pelo prelado viseense, D. Ilídio Leandro, que a partir do lema ‘O discípulo recebeu-a em sua casa’ (Jo 19,27) recordou a “importância” de Maria e da oração mariana na “vida espiritual” durante a formação académica, humana e pastoral”.

Segundo o secretariado das Comunicações Sociais Diocese Bragança-Miranda os bispos das quatro dioceses que formam o Seminário Maior Interdiocesano de São José reuniram com a equipa formadora e os reitores dos seminários diocesanos, no dia 6 de outubro.

A equipa formadora para o biénio 2016-2018 tem como reitor o padre Paulo Figueiró, da Diocese da Guarda, e coadjuvada por uma equipa que integra agora também o sacerdote de Bragança-Miranda António Magalhães e os padres Vasco Pedrinho, de Lamego, e Nuno Santos, da Igreja de Viseu.

Do programa para o novo ano letivo para além de fins-de-semana em família e nas dioceses de origem, destaca-se o retiro anual de 1 a 5 de março e o passeio do seminário a 1 de maio.

O Seminário Interdiocesano de São José, em Braga, foi erigido a 18 de julho de 2013, após o encerramento do Instituto Superior de Teologia de Viseu e congrega 18 candidatos ao sacerdócio que estudam na Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa.

G.I./Ecclesia:CB

CategoryBispo, Diocese, Igreja