Hoje, em Tondela, o Pe. Virgílio, Vigário para a Pastoral, dinamizou a primeira sessão do programa de formação para adultos organizado no Arciprestado de Besteiros.

Com intervalos de quinze dias, as sessões irão percorrendo os quatro núcleos do Arciprestado: Tondela, Campo de Besteiros, Santa Comba Dão e Carregal do Sal.

Uma plateia de mais de sete dezenas de participantes escutou com interesse o palestrante que, numa linguagem acessível, apresentou a constituição das Unidades Pastorais como forma de corresponder às actuais necessidades de organização diocesana, tal como propõem as Constituições Sinodais.

A concretização das Unidades Pastorais pretende oferecer uma alternativa de organização diocesana numa perspectiva de rentabilização de recursos humanos e materiais, favorecendo a consciência missionária decorrente do Baptismo, que nos deve despertar para a corresponsabilidade eclesial.

Interessar e envolver as pessoas na dinâmica pastoral das comunidades só se conseguirá com uma nova mentalidade, onde a corresponsabilidade surja da consciência de que cada um é membro da Igreja, que deve estar aberta ao acolhimento dos de dentro e dos de fora. Assim propõem as Constituições Sinodais e assim o quer o nosso Bispo.

Ficou claro que as Unidades Pastorais não vêm abolir as paróquias, nem a existência de um pároco da paróquia singular. “A finalidade principal das Unidades Pastorais é contribuir e dar novo impulso à missão da Igreja, através de uma maior comunhão e colaboração no presbitério”.

O caminho ir-se-á fazendo de forma gradual e flexível, tendo em conta a realidade histórica, cultural e social no planeamento comum do serviço à missão da Igreja. Este planeamento deverá ser feito no Conselho Pastoral da Unidade Pastoral, entretanto constituído.

G.I.

CategoryDiocese, Igreja, Paróquia