O Cónego Monsenhor José Fernandes Vieira, antigo diretor do Jornal da Beira foi homenageado na passada sexta-feira, 7 de outubro, durante a cerimónia comemorativo do Dia do Município de Oliveira de Frades, o concelho que o viu nascer em 1930.

Monsenhor José Vieira desempenhou durante várias décadas as funções de chefe de redação e administrador do Jornal da Beira, semanário da diocese de Viseu, funções que acumulou com a pasta de diretor, por morte inesperada de Monsenhor Celso Tavares da Silva, em 7 de junho de 1996.

Após 41 anos de devotado serviço, 11 dos quais como diretor deste Jornal, o sempre padre Vieira para os que lhe são mais próximos, volta a receber uma distinção desta vez das mãos do Município de Oliveira de Frades, ao reconhecer o seu contributo para o desenvolvimento da comunidade local.

Entre as homenagens que já lhe foram prestadas, deixa sempre um agradecimento e uma mensagem de estímulo ao esforço que vai sendo feito para estimular a cultura, também através dos jornais. Disse em 2013, quando galardoado com o prémio Anim’Art que “o Jornal da Beira [com 95 anos] não é um projeto de uma pessoa é sim de uma grande equipa”.

A sessão solene do dia do Município de Oliveira de Frades abriu com a atuação da Banda União Musical Juventude e Amizade da Sobreira, seguindo-se a entrega de galardões a vários homenageados. Ao lado de Monsenhor José Vieira estiveram Alfredo Gonçalves Coelho; a melhor aluna do 12.º ano do ano letivo 2015/2016 residente no concelho, Ana Rita Martinho; o Grupo Desportivo de Oliveira de Frades e a Empresa Savibel. O Padre João Ramos Pereira foi homenageado a título póstumo, tal como Celestino Ferreira Martins, José Lopes Ferreira, Joaquim Rodrigues Cruzeiro, Alexandre Magno Correia de Lemos e Alferes Paulo da Cunha Bandeira Coelho.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Vasconcelos enaltecendo o papel relevante de todos os homenageados que “contribuíram para o desenvolvimento social e económico do concelho”. Do discurso do presidente da Assembleia Municipal, Abel Dias, ouviu-se o enaltecer da obra dos homenageados e o seu contributo para a comunidade local. O autarca realçou “os valores da gratidão e da memória”, considerando-os “vitais para o crescimento e evolução do concelho”.

G.I./J.B.:EA

CategoryDiocese, Igreja, Viseu