Arciprestado Urbano; Presença na Escola MCC; Arciprestado de Viseu Rural; Abertura Solene da Escola da Fé; Professores de EMRC; Misericórdia de Fornos de Algodres; Jubileu do Arciprestado Urbano.

Na manhã do dia 12 de Outubro, reuniram os Padres do Arciprestado Urbano, em encontro dirigido pelo seu Arcipreste – Cón. José Henrique. D. Ilídio esteve presente na reunião, sendo o tempo ocupado com vários assuntos, entre os quais, a informação dos conteúdos do Conselho Presbiteral e os apelos ao empenho de todos na concretização do Plano Pastoral Diocesano.

Convidado pelo Presidente diocesano do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, D. Ilídio esteve na reunião da Escola, na noite de 13 de Outubro. Para os presentes, que quase enchiam a sala multiusos do Centro Sócio Pastoral, o Bispo partiu do tema do Plano Pastoral Diocesano e desenvolveu alguns pontos, incentivando à continuidade desta formação nas reuniões da Escola e nas diversas sessões de Ultreia em toda a diocese.

Os Padres do Arciprestado de Viseu Rural reuniram na manhã do dia 14 de Outubro, no Centro Sócio Pastoral. Dirigiu a reunião o Arcipreste – Pe. Paulo Diamantino – estando presente o Bispo da Diocese. Vários temas foram refletidos, nomeadamente aqueles que foram decididos ou informados no último encontro do Conselho Presbiteral.

No início da manhã do dia 15 de Outubro, teve lugar a Abertura solene da Escola da Fé, na Igreja do Seminário Maior, onde funciona este curso. Presentes todos os alunos e todos os professores. Convidado pelo Diretor desta Escola de formação – Pe. Manuel António, o Bispo esteve presente, presidindo a um tempo de oração e esclarecendo o lugar e importância deste Curso na Diocese e neste tempo sinodal. A Abertura solene contou também com algumas palavras do Diretor e com uma lição proferida por um dos professores do Curso.

Ainda na manhã do dia 15 de Outubro, teve lugar um encontro de Professores de EMRC, no Centro Sócio Pastoral, orientado pelo grupo responsável, de que é coordenador o professor Davide Costa. D. Ilídio esteve, presente, saudando todos os presentes e dirigindo algumas palavras de estímulo a todos, desejando-lhes um bom ano lectivo.

Na tarde do mesmo dia 15 de Outubro, D. Ilídio deslocou-se a Fornos de Algodres, a convite do Provedor da Santa Casa da Misericórdia local. Esta Instituição comemorava 350 anos de existência, precisamente, neste Ano Santo da Misericórdia, proposto pelo Papa Francisco. As comemorações começaram por uma visita às instalações do Lar de Idosos, onde funciona, também, uma Unidade de Cuidados Continuados. Depois de um festivo acolhimento e dos cumprimentos à Direção, Trabalhadores e outras pessoas presentes, foram visitadas todas as pessoas, acolhidas nestas duas valências da Misericórdia. Seguiu-se, na Igreja da Misericórdia, a Eucaristia presidida por D. Ilídio, celebração muito festiva e muito bem participada, na qual concelebraram os 2 Párocos, o Vigário Episcopal para a Pastoral Social, o Arcipreste e, ainda, o Pe. Abel e o Pe. António Cunha.

Na tarde de Domingo, dia 16 de Outubro, realizou-se a Peregrinação Jubilar do Arciprestado Urbano, neste Ano Santo da Misericórdia. Além de D. Ilídio Leandro, estiveram presentes, com o Vigário Geral e o Arcipreste, quase todos os Párocos do Arciprestado, outros sacerdotes e várias centenas de outros fiéis. Vindos das 11 paróquias do Arciprestado, encheram todos os espaços da Catedral, numa bela celebração, em Ano Santo e Jubilar da Misericórdia.

G.I.

CategoryBispo, Diocese, Igreja