Bispos do Centro; Novo Comandante do RIV; novo Provincial dos Padres Claretianos; Arciprestado da Beira Alta; Cáritas Diocesana; Provincial dos Frades Menores Conventuais; Jornadas da Pastoral Familiar; Encontro de Catequistas.

Pela primeira vez neste ano, reuniram os Bispos das Dioceses do Centro, no passado dia 17 de Outubro, na Casa Episcopal de Leiria. Orientou a reunião D. António Marto – o moderador no presente ano – sobre Amoris Laetitia. Irá ser esta Exortação a conduzir as nossas reflexões durante este ano.

Na manhã do passado dia 18 de Outubro, esteve na Casa Episcopal, a apresentar cumprimentos, o novo Comandante do Regimento de Infantaria de Viseu – Coronel Mário João Vaz Alves de Bastos. É natural de Bodiosa e, pela primeira vez, está a comandar um Quartel Militar. Desenvolveu-se uma conversa muito amistosa e com propósitos de boa colaboração, de parte a parte.

No início da tarde do dia 18 de Outubro, esteve na Casa Episcopal o novo Provincial dos Padres Claretianos – Pe. Carlos Nascimento. Nascido em Angola, é o novo responsável da Província Portuguesa que abrange, também, Angola e S. Tomé e Príncipe. Veio acompanhado do Pe. João Carlos, Pároco e Superior da Comunidade de Tondela.

Na manhã do dia 19 de Outubro, o Bispo deslocou-se a Vouzela, onde, na Casa Paroquial, teve lugar a reunião Arciprestal de Lafões. Acolhidos pelo novo Pároco de Vouzela – Pe. Ricardo Alexandre – a reunião decorreu sob a orientação do Arcipreste – Pe. Mário Dias, Pároco de S. Pedro do Sul. Foram refletidos vários temas e todos foram informados dos temas abordados no Conselho Presbiteral.

Na manhã de Quinta-feira, dia 20 de Outubro, reuniram os Padres do Arciprestado da Beira Alta, nas instalações do Centro Paroquial de Mangualde. Orientou a reunião o Arcipreste – Pe. Nuno Azevedo. O Bispo esteve presente, orientou a Oração inicial, fez uma reflexão pastoral e acompanhou toda a reunião.

No início da noite de Quinta-feira, 20 de Outubro, o Bispo esteve na reunião da Cáritas Diocesana. Esteve toda a Direção desta Instituição Diocesana e o Vigário Episcopal para a Pastoral Social e, também, Assistente Espiritual da Cáritas. O Presidente da Cáritas – Carlos Manuel Monteiro Marques – orientou a reunião e apresentou a situação atual desta Instituição. Foram refletidos alguns pontos que estão no programa desta Direção e se julgam importantes para a consecução dos seus fins.

Os Frades Menores Conventuais, seguidores do carisma de S. Francisco de Assis, estão, desde há alguns anos, presentes em Viseu, na Igreja e Convento dos Terceiros, no centro da cidade. Juntamente com Coimbra e Lisboa, Viseu acolhe 3 Freis, num total de 11 que estão em Portugal (4 em Coimbra e 4 em Lisboa). Na manhã da passada Sexta-feira, dia 21 de Outubro, o Provincial esteve na Casa Episcopal, tendo vindo acompanhado por Frei Pedro, Superior da Comunidade de Viseu. Vindo de Assis, em Itália – onde tem a Sede – esteve a fazer a Visita Canónica às 3 Casas de Portugal.

Nos dias 22 e 23, tiveram lugar, em Fátima, as XXVIII Jornadas da Pastoral da Família, nas instalações do Seminário do Verbo Divino. Estiveram presentes mais de 300 pessoas, tendo faltado somente a representação de 2 dioceses. O tema destas Jornadas foi: “A Alegria do Amor e os Desafios à Pastoral Familiar”, a partir da Exortação Apostólica Amoris Laetitia. As reflexões principais foram apresentadas por D. António Marto, o Sacerdote Jesuíta Carlos Carneiro e o Pe. Doutor Arnaldo de Pinho. Houve, também, uma apresentação de experiências vivenciais: um casal e um pároco – Pe. Gonçalo Amaro, do Porto. Na Sexta, de tarde, houve a reunião da CELF e, à noite, um encontro da CELF com a nova Equipa Nacional da Pastoral Familiar.

Realizou-se o Encontro Diocesano de Catequistas, na tarde de Domingo, 23 de Outubro, em Fornos de Algodres. Presentes cerca de 2 centenas de Catequistas, vindos de toda a Diocese. O Encontro teve vários momentos musicais, com um grupo de Fornos de Algodres e com o “Figo Maduro”, vindo de Lisboa. O centro do Encontro foi uma reflexão feita pelo Dr. Fernando Moita, do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC). Parabéns ao Secretariado Diocesano da Educação Cristã, a Fornos de Algodres (Párocos e Catequistas) e a todos os Catequistas. Votos de um bom ano!

G.I.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu