As Irmãs da Divina Providência vão deixar-nos, depois de 50 anos de serviço aos Seminários da nossa Diocese. D. Ilídio, em Nota que publicamos, agradece esse serviço e exalta o carisma da Congregação, que marcou a vida de quantos beneficiaram da presença activa e atenta desta Irmãs:

A história conta e marca e a vida e o coração celebram factos, memórias e acontecimentos, por vezes antagónicos nos sentimentos que causam, mas sempre interrogativos nas razões e nas questões que motivam. A celebração dos 50 anos da presença das Irmãs da Divina Providência e Sagrada Família, na Diocese de Viseu e nos seus Seminários, evoca e justifica tudo isto. Evoca e justifica pelo duplo sentimento que provoca esta mesma celebração jubilar: agradecimento e despedida.

Porque se trata sobretudo, hoje e agora, de celebrar a efeméride de presença histórica na nossa Diocese, importa agradecer – muito sinceramente – a presença, o testemunho, o serviço e a ação eclesial e vocacional aqui vividos e realizados, nestes últimos 50 anos.

Às Irmãs atuais – Alexandrina da Silva Rodrigues, Isaura Maria Alves Lopes e Rosa Silva e a todas as que, com estas e antes destas, viveram, rezaram e trabalharam, em Fornos de Algodres e em Viseu, durante estes últimos 50 anos – a memória rezada e agradecida que fica em todos os responsáveis da Diocese e dos seus Seminários.

Bispo de Viseu – Ilídio Leandro

G.I.

Alguns testemunhos na hora da despedida.
CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu