Responsável Nacional do SPPD; Vigários Episcopais e Arciprestes; Bênção e Inauguração de Centro Social; Crismas na Paróquia de S. José.

Vinda de Lisboa, esteve em Viseu, no passado dia 24 de Outubro e na Casa Episcopal, Isabel Vale – Diretora do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência (SPPD) – promovendo a Peregrinação Nacional a realizar no próximo mês de Junho, no Centenário das Aparições de Fátima. Criado pela Conferência Episcopal, este serviço, em colaboração com o Movimento Fé e Luz, procura ajudar e apoiar as pessoas com deficiência e as suas famílias. Para este encontro, o Bispo convidou o Vigário Episcopal desta área pastoral – Cón. Miguel de Abreu – que se fez acompanhar pela Diretora Técnica da APPACDM – Instituição ao serviço do apoio destas pessoas. Inúmeras sugestões saíram desta reunião que, de imediato, foram agendadas para preparar a participação na Peregrinação a Fátima nos próximos dias 16 a 18 de Junho de 2017.

Com o habitual ritmo mensal, D. Ilídio reuniu-se com os Arciprestes e Vigários Episcopais, no passado dia 27 de Outubro, no sentido de acompanhar e preparar as próximas atividades pastorais da Diocese. Olhou-se, neste caso, para as próximas reuniões arciprestais e para a reunião do Conselho Pastoral Diocesano – a primeira desde o Sínodo e reconstituído com novos elementos. Esta reunião terá lugar no próximo dia 5 de Novembro e, em conjunto, preparou-se a agenda, indicando-se os pontos mais importantes. Porque são importantes e para evitar o risco de ficarem em arquivo, houve sugestões sobre o modo de fazer chegar a toda a Diocese os livros e publicações editadas ao longo da preparação e realização do Sínodo.

No início da tarde do dia 29 de Outubro, D. Ilídio deslocou-se a S. João da Serra, para a bênção e inauguração de um novo Centro Social Paroquial. Além do Pároco – Pe. Cristóvão Cunha – D. Ilídio era aguardado por muita gente da paróquia e diversas Autoridades, entre as quais os Presidentes da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, o Diretor Distrital da Segurança Social, o Presidente da Junta de Freguesia e o Presidente dos Bombeiros Voluntários. Feita a Bênção da nova Instituição, foram pronunciadas palavras de circunstância pelas diversas Personalidades presentes e fez-se uma visita às instalações.

Ainda na tarde de 29 de Outubro, D. Ilídio Leandro presidiu à Eucaristia na Igreja Paroquial de S. José, em Viseu, onde crismou 34 cristãos, na sua maioria jovens. Concelebrou o Pároco – Pe. José de Fátima Morujão – numa Igreja quase repleta de cristãos. O grupo que animou a Eucaristia tornou a vivência da celebração muito familiar e muito viva a participação na mesma.

G.I.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu