A propósito da Semana dos Seminários, D. Ilídio tornou pública uma Nota Pastoral, que publicamos, na íntegra:

NOTA PASTORAL

Semana dos Seminários 2016

Vai decorrer, entre os dias 6 e 13 de Novembro, a Semana dos Seminários, sob o tema: «Movidos pela Misericórdia de Deus». O tema indica a verdadeira força que deve mover e orientar os nossos pensamentos, orações e iniciativas, tendentes a dar sentido ao que fazemos e propomos como fundamento, objetivos e justificação dos Seminários, para o hoje e o amanhã, no Mundo e na Igreja.

Têm provado, ao longo dos quase 500 anos da sua existência, que continuam a ser o meio normal e providencial para formar e preparar os Discípulos Missionários da Igreja, chamados por Jesus e para serem enviados ao Mundo.

Na nossa Diocese de Viseu, integrados no Seminário Interdiocesano a funcionar em Braga, temos 4 Seminaristas. Em estágio na Diocese e a serem ordenados, muito proximamente, temos 3 jovens, a trabalhar, pastoralmente, em diversos lugares. A caminho, ainda no ensino secundário mas a fazer uma experiência vocacional no Seminário, temos 3 jovens. A uns, a outros e a todos, aos seus Responsáveis em Viseu e em Braga, aos seus Párocos e Párocos formadores, aos seus Pais e familiares e às suas Paróquias, vai a certeza da minha estima e oração e, também, a estima e oração de toda a Diocese, de forma muito especial nesta Semana dos Seminários.

Os Seminários são, de verdade e de modo especial, centros de aferição da vida que se cuida e que se quer apresentar como a que molda a renovação que se deseja e que o Sínodo Diocesano instituiu para os próximos tempos, em terras e organismos cristãos de Viseu. Sê-lo-ão pelos Padres, Leigos e Religiosos – pelos cristãos que, corresponsavelmente, queremos apresentar como a autêntica Igreja sinodal diocesana. Assim e desde o início pastoral deste ano, na Casa Seminário de Viseu – referência fundamental para a continuidade da formação dos nossos Sacerdotes – estudam algumas dezenas de cristãos leigos que são, desde já porque já o têm sido, e sê-lo-ão mais e melhor, discípulos missionários corresponsáveis na formação, orientação e definição da vida e ação pastoral da Diocese.

Parabéns a todos os nossos Seminaristas – os que estudam em Viseu e os que estudam em Braga! Parabéns aos que estão a estagiar e, em muito breve tempo, serão novos Diáconos e novos Sacerdotes! Parabéns aos Leigos e Religiosos que se têm empenhado na renovação da nossa Igreja e se formam, mais e mais, para responderem aos novos e constantes desafios! Muito obrigado ao Reitor e aos Responsáveis dos nossos Seminários! Muito obrigado a todos os Padres, Leigos, Religiosos e Famílias que vão amando e cuidando – na oração, no testemunho, no acompanhamento – aqueles que o Senhor quer chamar. Muito obrigado aos que, generosa e alegremente, vão dizendo SIM às novas apostas e propostas que, com coragem, estão a ser feitas para sermos, hoje e sempre, a Igreja de Jesus Cristo, aberta a todos e, sempre, em saída, para novos caminhos de vida e de anúncio do Evangelho!

VISEU, Outubro, 2016 – Bispo Ilídio

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu