Realizou-se no dia 22 de outubro de 2016 no Centro Socio-Pastoral de Viseu o Conselho Diocesano da ACR, tendo como participantes a equipa diocesana e os responsáveis de 9 equipas das paróquias da diocese.

O Conselho iniciou com a análise de todas as atividades realizadas no ano anterior, pela equipa diocesana e pelas equipas paroquiais e um trabalho de revisão de vida aos grupos e aos seus responsáveis, com o intuito de reorganizar e dar um novo ânimo a cada equipa para que possa abraçar o lema ditado pela Assembleia Nacional de Delegados para o triénio 2016-2019 “ Alegra-te na verdade: sai, escuta, decide e abraça”. Seguiu-se o plenário para apreciação de todas as conclusões deste trabalho inicial. Foram relembradas as atividades realizadas com crianças e jovens e do Encontro Nacional que se realizou em Viseu a 24 de abril de 2016, num pequeno filme. Seguiu-se a Eucaristia e depois do almoço foram apresentadas as linhas de força para o próximo ano, sendo o “Crescimento, Sustentabilidade e Renovação” a linha de força escolhida a nível diocesano. Foi apresentado o plano de ação nacional e diocesano para 2016/2017. Os temas a desenvolver a nível nacional serão o Centenário das Aparições de Fátima, a Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”, do Papa Francisco – a alegria do amor na família e a Defesa da Vida, ligadas ao slogan do ano 2016-2017 “Alegra-te na verdade, com Maria sai e escuta”.

Viseu, tendo em conta os temas escolhidos pelo movimento e ainda o lema da pastoral diocesana “No ano favorável Discípulos responsáveis”, escolheu a Defesa da Vida, concretamente, a Eutanásia, como tema a desenvolver.

Destacou-se também a importância da Revista MR como forma de formação, não só para os militantes mas para toda a comunidade.

Apesar das dificuldades apresentadas, todos saíram com renovado vigor deste Conselho, com vontade de seguir o conselho do Papa Francisco lançado aos jovens nas JMJ’16 “Um Cristão que não seja revolucionário neste tempo não é um cristão”.

G.I./J.B.

CategoryDiocese, Igreja