Memória e gratidão por 50 anos de serviço
No início deste ano letivo e pastoral, a comunidade do Seminário Maior de Viseu foi surpreendida com a notícia de a comunidade das Irmãs da Congregação da Divina Providência e da Sagrada Família ter de deixar de assistir com o seu carisma a nossa atividade formativa. Coincidindo esta necessidade com a efeméride dos 50 anos da sua presença entre nós, queremos manifestar a nossa gratidão para com todas as irmãs que passaram pelos Seminários da nossa Diocese, nos vários lugares onde estiveram instalados e nas várias etapas da formação de várias gerações de presbíteros.
O Jornal da Beira tem a gentileza de nos dar espaço a um conjunto de testemunhos que provam a importância que este carisma teve para a nossa Igreja particular, no que toca à assistência humana e espiritual da formação sacerdotal, e que continua a ter, apesar da mudança de circunstâncias quanto à escuta e resposta ao chamamento à vida de consagração especial. Durante estes 50 anos, no serviço à Diocese de Viseu as Irmãs “Adamitas” testemunharam, cá dentro, o que diz o Papa Francisco na sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões a pensar na missão “ad gentes”: «sinal eloquente do amor materno de Deus é uma considerável e crescente presença feminina no mundo missionário, ao lado da presença masculina. As mulheres (…) realizam a sua vocação missionária nas mais variadas formas (…). Ao lado da obra evangelizadora e sacramental dos missionários, aparecem as mulheres e as famílias que entendem, de forma muitas vezes mais adequada, os problemas das pessoas e sabem enfrentá-los de modo oportuno e por vezes inédito».
Estas Irmãs, obedecendo ao Papa, estão «em saída». Fazemos- lhes votos de que Deus continue a alimentar o seu carisma com novas vocações e as cumule de bênçãos pela cinquentenária missão realizada entre nós, sobretudo pelo bem que fizeram como “mães” dos nossos sacerdotes. Com elas continuaremos a rezar pelos nossos Seminários. Para saber mais sobre elas, pode-se visitar o sítio www.cdpsf.org.

A Equipa Formadora do Seminário

CategoryBispo, Diocese, Igreja