Em plena Semana dos Seminários, D. Ilídio Leandro presidiu hoje, ao final da tarde, à Eucaristia de acção de graças pelos 50 anos de serviço que as Irmãs da Divina Providência e Sagrada Família prestaram aos seminários da nossa diocese.

Esta Comunidade Religiosa vai partir para outra missão, por decisão da sua Superiora.

“Memória e Profecia” foi o título que o Reitor do Seminário escolheu para este dia de oração pelos Seminários, centrado na Eucaristia presidida pelo Bispo da Diocese.

D. Ilídio, na homilia da Eucaristia, confessou que, inicialmente, ficou “zangado”, mas compreende que “as comunidades religiosas não são nossas, são da Missão”. Por isso, desejou que as três Irmãs que aqui trabalhavam e agora vão partir se sintam felizes onde quer que venham a servir. A Congregação das Irmãs da Divina Providência e Sagrada Família é constituída maioritariamente por religiosas oriundas da diocese de Viseu.

Na circunstância, D. Ilídio agradeceu também a toda a Equipa Formadora do Seminário, tanto à actual, como aos que estavam a concelebrar e exerceram, no passado, responsabilidades de direcção nos Seminários diocesanos.

Na celebração estavam também, para além dos seminaristas, amigos do Seminário e das Irmãs que agora vão partir. Dessas relações de amizade e da importância  de os Seminários, sendo “o coração da Diocese”, estarem também no coração dos crentes e das famílias, verdadeiros lugares de manifestação da misericórdia de Deus, D. Ilídio realçou a necessidade de cada crente se sentir amado. E dessa descoberta sairá o sentido da vocação, recordou.

A alegria dessa descoberta será “provocação” para quem a aprecia e demonstra, lembrou D. Ilídio.

Após a Eucaristia, o Reitor do Seminário, Cón. António Jorge, convidou todos os presentes para o jantar, no refeitório do Seminário. Na mesa da presidência, além do Bispo e do Reitor do Seminário, estavam também as Irmãs que agora vão partir e a representante da Superiora da Comunidade, que agradeceu o acolhimento carinhoso que a Diocese sempre deu a estas Irmãs.

Os seminaristas entregaram lembranças às Irmãs que se despediram.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu