Depois do lançamento oficial da obra “História da Diocese de Viseu”, que marcou o fim do Sínodo Diocesano e o início de uma nova etapa, a Vigararia da Evangelização, Culto e Cultura iniciou um programa de divulgação dessa importante obra de investigação histórica, constituída por 3 volumes amplamente ilustrados e foi coordenada pelo Professor José Pedro Paiva, Director da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

O programa de divulgação prevê a passagem pelos diferentes Arciprestados e inicia-se já, no próximo dia 27, às 15:00 horas, em Santa Comba Dão. A apresentação far-se-á no Auditório paroquial e os que participarem terão oportunidade de escutarem também o Coro da Filarmónica de Santa Comba.

Segundo José Pedro Paiva, coordenador da equipa de investigadores que trouxe à luz a História da Diocese de Viseu,  “aqui se conta, pela mão dos historiadores, como se foi onstruindo esta Eclesia (Igreja Diocesana), reconstituindo e explicando como se formou e desenvolveu, os recursos materiais e humanos de que beneficiou e mobilizou para o efeito, a forma como configurou o espaço físico e o universo imaterial das consciências individuais e coletivas.”

Estes aspetos fundamentais da História da Diocese de Viseu serão analisados, no momento da apresentação pública, pela Doutora Fátima Eusébio, uma das coautoras da obra e responsável pelo Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu.

“O que importa, portanto, é que o cristão, esteja disponível ao entendimento da História (da sua Diocese), da História «sagrada», incluindo os condicionamentos terrestres que constituem o lugar do seu ministério. Não se trata de curiosidade de erudito, mas de maturidade da Fé”(Marie-Dominique Chenu, OP).

É neste desejo, de rever uma memória de 1500 anos, que Santa Comba Dão se lança como iniciadora desta ronda de promoção da História da Diocese de Viseu, que é promovida pela Vigararia da Evangelização, Culto e Cultura.

G.I.

CategoryDiocese, Igreja