Numa organização da Casa do Povo de Tondela, em colaboração com a Paróquia e com a Autarquia local, realizou-se hoje, às 16:00, um concerto de Advento, com a participação da Oficina de Música da Casa do  Povo de Tondela (coro e orquestra de cordas), com o Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela e, como convidados, o Orfeão da Comenda (Gavião – Alto Alentejo) e Orfeão Académico de Coimbra.

A apresentação dos Grupos esteve a cargo da jornalista da Emissora das Beiras, Marta Catarina, e, na primeira fila da plateia estavam, além do Pároco, os Presidentes da Câmara Municipal de Tondela e de Gavião, e os Presidentes das Juntas de Freguesia, que acompanharam os Grupos numa visita ao Museu Terras de Besteiros.

A Igreja de Tondela, com o Santíssimo retirado do sacrário, esteve repleta de ouvintes, que aplaudiram entusiasticamente os Grupos.

O reportório apresentado foi predominantemente preenchido por temas natalícios, tanto portugueses, como de origem inglesa e espanhola, não só populares, como eruditos. O Maestro Mário Cruz acompanhou ao órgão e ao piano, alguns temas apresentados pelo Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela e pelo Orfeão de Coimbra.

A Professora Lydia Pinho dirigiu os alunos da Oficina de Música da Casa do Povo de Tondela (foto), enquanto o Coro Polifónico foi regido pelo Maestro Cristóvão Ramalho. Domingos Barreto Redondo dirigiu o Orfeão da Comenda e Artur Pinho Maria regeu o Orfeão de Coimbra.

Depois do concerto, foi servido o jantar aos Grupos, num restaurante local, constituindo um momento de convívio entre os participantes, ficando palavras de agradecimento aos que vieram, pelo seu contributo para este momento de beleza, arte e religiosidade, como também ao Coro Polifónico da Casa do Povo e às Autoridades locais pelo acolhimento que dispensaram aos visitantes.

Trocaram-se lembranças, como é habitual, para perpetuar o acontecimento, que marcou a agenda cultural da Casa do Povo de Tondela e se regista, com destaque, no programa do Tondela em Festa 2016, que atravessa toda esta época natalícia.

No próximo sábado, haverá mais um concerto, desta vez com a Orquestra Filarmonia das Beiras. Antes, no dia 7, à noite, realiza-se também uma “serenata à Imaculada Conceição”, na Igreja Paroquial de Tondela.

G.I.

CategoryDiocese, Igreja, Paróquia