Correspondendo às reflexões sinodais, foi reorganizada a pastoral familiar. Os novos elementos do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar (Gina Maria/Diác. Hélio Domingues; Helena Sofia Marques/ Adelino Pontes Castro Pereira; Clementina da Costa Figueiredo/ Adelino Silva Rodrigues; Isabel Maria Cardoso/Álvaro António Almeida Cardoso, e o assistente Pe. Miguel Abreu) aceitaram este “novo e maravilhoso” desafio.

Colocando nas mãos de Deus a responsabilidade de dinamizarem um novo projeto, que terá certamente dificuldades, o novo Secretariado Diocesano espera ter muitas alegrias e conseguir chegar a todos as famílias da nossa diocese.

Um primeiro objectivo é implementar em todas as comunidades – unidades paroquiais, interparoquiais, arciprestados – uma rede de Pastoral Familiar constituída por famílias que evangelizam e se deixam evangelizar. O secretariado diocesano da pastoral familiar está empenhado na sensibilização e na ajuda às comunidades para que se estruturem e se criem grupos de pastoral familiar.

Pois é nas paróquias – família de famílias- que a pastoral familiar se concretiza. Em sincronia com a Comissão Episcopal do Laicado e Família, através do seu departamento Nacional da Pastoral Familiar, o Secretariado marcou presença nas Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar, em Fátima, subordinadas ao Tema “A Alegria do Amor e os desafios à Pastoral Familiar”.

Outra prioridade do Secretariado Diocesano é a formação das famílias. Oferece a sua disponibilidade para ajudar a compreender a maravilhosa carta do Papa Francisco às famílias de todo o mundo: a Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”. Preparámos 4 sessões. Duas paróquias e um arciprestado já solicitaram a nossa colaboração. Em comunhão e partilha o Secretariado pretende proporcionar espaços de formação, de reflexão, de oração e crescimento.

O Secretariado Diocesano está a preparar o Dia Diocesano da Família para 21 de maio de 2017, envolvendo todos os Movimentos e grupos da Pastoral Familiar.

Foi assim, com o envolvimento, a abertura e o empenho dos Movimentos da Família (Equipas de Nossa Senhora, Movimento por um Lar Cristão, Encontro Matrimonial, Ela e Ele, Famílias Novas, Centro de Preparação para o Matrimónio e os vários grupos de casais existentes na nossa diocese) que as famílias peregrinaram até à catedral, no dia 22 de maio passado, num dia belo e da graça do Senhor.

O Secretariado pretende continuar a ajudar os Movimentos a assumirem o seu sentido de pertença à Pastoral Familiar, sem perda da sua identidade e autonomia, seja diocesana ou nacional, envolvendo e motivando a participarem nas atividades e ao mesmo tempo a comprometerem-se com as dinâmicas paroquiais. O Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM) já tem em agenda cursos de preparação para o matrimónio nos vários arciprestados.

Passa por cada um de nós e cada um é uma peça fundamental na pastoral familiar que é de todos.

G.I./Pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, Gina Pereira e Hélio Domingues

CategoryDiocese, Fátima, Igreja