Documento conjunto diz que é preciso reequilibrar «balança entre os interesses económicos e os direitos sociais das pessoas».

A Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE) propôs aos responsáveis comunitários diversas medidas para combater o risco de pobreza no Velho Continente, que ameaça cerca de 119 milhões de pessoas.

Num documento enviado à Agência ECCLESIA, e dirigido à União Europeia e aos seus Estados-membros, a COMECE sublinha a necessidade de apostar em políticas que “equilibrem novamente a balança entre os interesses económicos e os direitos sociais das pessoas”, sobretudo “das famílias, das crianças e dos jovens”.

Os bispos católicos realçam a importância da UE implementar mecanismos financeiros e fiscais mais “justos” e adequados ao contexto das pessoas, de modo a combater as “crescentes desigualdades” e as “causas estruturais da pobreza”.

Aqueles responsáveis lembram que as famílias são “um elemento-chave da sociedade” e devem ser “reconhecidos” como tal.

E que a precariedade que as aflige atinge antes de mais “as crianças”, muitas vezes postas à margem de qualquer tipo de acesso à “educação” e desenvolvimento, além de outras necessidades básicas.

“Precisamos de mais políticas centradas na família”, pode ler-se.

No mesmo texto, a COMECE recorda também o “elevado desemprego” que atinge atualmente os jovens, na União Europeia, que em vez de poderem olhar para o futuro com confiança veem a sua vida com “frustração e incerteza”.

São “cada vez mais” também os cidadãos europeus a caírem no “desemprego de longa duração” e no emprego “precário”, a quem é “negada uma remuneração justa”.

Neste sentido, os bispos apontam para a urgência de “reforçar a legislação laboral” de modo a que a tirania do lucro não se sobreponha aos direitos humanos.

A “discriminação social”, por motivos culturais, étnicos ou religiosos, é outra preocupação da COMECE.

Não está só em causa o fenómeno dos migrantes e refugiados que batem à porta da Europa, mas a situação dos ciganos e outras minorias étnicas que são “privadas das suas possibilidades de desenvolvimento”.

A Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia termina o seu documento desafiando a União Europeia a um “diálogo permanente com todos os atores relevantes” que possam contribuir para a mudança do paradigma social na Europa.

“Um diálogo que envolva também a Igreja Católica e as suas instituições e que dê prioridade aos mais pobres”, concluem.

Portugal está representado na COMECE por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

G.I./Ecclesia:JCP

This is Photoshop’s version of Lorem Ipsum. Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet.
Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auctor, nisi elit consequat ipsum, nec sagittis sem nibh id elit.
Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursus a sit amet mauris. Morbi accumsan ipsum velit. Nam nec tellus a odio tincidunt auctor a ornare odio. Sed non mauris vitae erat consequat auctor eu in elit.

CategoryIgreja, Pastoral