Bispos do Centro; Inauguração de Centro de Saúde; Ceia de Natal na Mariana Seixas; Convívio Natalício; Reunião Arciprestal; Encontro com a Comunicação Social; Padroeira do Seminário da Diocese; Luz de Belém; S. Manuel Gonzalez; 10 Milhões de Estrelas; Festa de Natal; Hospital Central Tondela-Viseu; Lanche de convívio na APPDA.

No dia 12 de Dezembro, os Bispos do Centro tiveram novo encontro, desta vez, em Viseu. D. Ilídio Leandro acolheu os Bispos de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria-Fátima, Portalegre e Castelo Branco e Santarém. Estiveram, também, os Bispos Eméritos de Portalegre e Castelo Branco e de Leiria-Fátima. O tema que centrou a reflexão de todos foi a Exortação Apostólica do Papa Francisco – a Alegria do Amor.

Na tarde desse mesmo dia, Segunda-feira, foi inaugurado um Centro de Saúde, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Viseu.

Já no início da noite de Terça-feira, 13 de Dezembro, realizou-se uma Ceia de Natal, na Fundação Mariana Seixas, em Ranhados, para a qual foram convidadas diversas Entidades. Foi uma refeição de convívio entre a Direção desta Instituição e todas as pessoas que a servem, em qualquer área de serviço. Esteve presente, também, o Bispo da Diocese, D. Ilídio.

No dia 14 de Dezembro, houve um almoço de convívio entre todas as pessoas que trabalham na Casa Episcopal. Aproximando-se esta Quadra tão importante, D. Ilídio, que celebrava também o seu aniversário, convidou para o almoço todas as pessoas que ali trabalham e desejou-lhes Boas Festas, desejos que estendeu a todos os familiares e amigos e a todas as famílias e pessoas da Diocese.

Na manhã do dia 15 de Dezembro, realizou-se a Reunião do Arciprestado de Besteiros, em Santa Comba Dão. Como é costume ali, reza-se a Hora de Laudes, na Igreja Matriz, participada por todos os Sacerdotes e por um grupo de leigos. Seguiu-se um momento de convívio e, logo depois, teve lugar a reunião de trabalho, cumprindo a agenda previamente divulgada, abordando vários pontos de interesse para todo o Arciprestado. A reunião terminou com o almoço num restaurante local.

No início da noite desse 15 de Dezembro, houve um encontro com as pessoas que trabalham na Comunicação Social. Todos os órgãos de comunicação social local e regional foram convidados. Foi apresentado o novo Departamento da Comunicação Social da Diocese, liderado pelo Diácono Felisberto Figueiredo. Seguidamente, D. Ilídio deu algumas notícias, sobretudo as que estão a concretizar o Sínodo Diocesano, terminado há pouco. No final, foi servida, aos que puderam continuar, uma refeição de Natal, nas instalações da Casa Episcopal, trocando-se votos de Boas Festas entre todos e desejando-se um muito Feliz Natal.

No início da noite de 16 de Dezembro, celebrou-se, por antecipação, a solenidade de Nossa Senhora da Esperança – Padroeira do Seminário da nossa Diocese. Presentes, para além dos Padres da Equipa do Seminário, alguns Párocos, os Seminaristas, os Pais e outros familiares e as pessoas que trabalham naquela Casa. D. Ilídio presidiu à Eucaristia e esteve, com todas as outras pessoas, no jantar de Festa.

Os Escuteiros da Região de Viseu encheram a Catedral, na Sexta-feira à noite, para receberem e partilharem a Luz de Belém. Esta Luz, vinda de Belém, na Terra Santa, procura chegar a todas as regiões da terra, através dos Escuteiros e levar mensagem de paz e de amor. Houve, na circunstância, uma celebração da Luz, onde estiveram, com o Bispo, o Assistente Regional – Pe. Geraldo Morujão – e o Assistente do 102 e Pároco de Santa Maria – Cón. Manuel Matos. No momento próprio, a Luz foi partilhada por todos os Agrupamentos que a levaram para iluminar a noite de Natal, nas casas da localidade dos eu Agrupamento.

Na Igreja do Carmo, na manhã de Sábado, dia 17 de Dezembro, a UNER promoveu uma celebração de Ação de Graças pela canonização de D. Manuel Gonzalez, Fundador da União Eucarística Reparadora. Presente uma Irmã Nazarena, vinda de Fátima e representantes de várias paróquias onde a UNER tem atividade. Concelebraram com o Bispo, o Pe. Doutor Geraldo Morujão e o Pe. António Alexandre, para além do Pe. José Mota, Reitor da Igreja do Carmo.

O programa 10 Milhões de Estrelas celebrou-se em Viseu, mais uma vez, na escadaria da Igreja dos Terceiros e, de novo, promovido pela Cáritas Diocesana. Desta vez, iniciou-se com a Eucaristia, estando a Igreja repleta. No final da Eucaristia, houve uma sessão de música e de apresentação dos motivos celebrativos, feita pelo Presidente da Cáritas – Carlos Manuel Monteiro Marques. Seguiu-se o acender das velas, tendo colaborado diversas personalidades presentes.

A Catedral encheu-se, no início da noite de Sábado, 17 de Dezembro, com uma Festa de Natal, na qual participaram vários grupos do concelho de Viseu. Foi um programa patrocinado pela Câmara Municipal.

No início da tarde de Domingo, dia 18 de Dezembro, celebrou-se o Natal no Hospital Central de S. Teotónio. O Bispo presidiu à Eucaristia, no átrio de entrada, concelebrada pelos Capelães: Pe. António Flor, Pe. João Pedro e Pe. Marco Cabral.

Em Abraveses, nas instalações que servem a APPDA, decorreu um lanche de convívio e de festa entre todas as pessoas ligadas a esta Associação. D. Ilídio foi convidado e esteve presente, manifestando alegria pelo ambiente tão rico de amizade e tão marcado por bom acolhimento que se verifica nesta Associação.

G.I.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu