O Papa Francisco decidiu conceder liberdade condicional ao padre Vallejo Balda, único condenado por divulgação ilícita de notícias e documentos reservados da Santa Sé no chamado ‘Vatileaks2’, informou a Santa Sé.

A nota de imprensa recorda que o sacerdote espanhol já cumpriu metade da pena a que foi condenado em julho, pelo que foi levado a cabo este “procedimento de clemência”.

Monsenhor Vallejo Balda, antigo secretário da Comissão relativa ao estudo e orientação sobre a organização das estruturas económico-administrativas da Santa Sé, deixa agora de ter qualquer ligação laboral ao Vaticano, voltando à jurisdição do bispo de Astorga, Espanha.

Já em 2012 o Vaticano tinha julgado um caso de fuga de documentos confidenciais, tendo na altura condenado o ex-mordomo de Bento XVI, Paolo Gabriele, a 3 anos de cadeia, pena reduzida para ano e meio; o agora Papa emérito viria a conceder-lhe um indulto, semanas após a condenação.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Papa