Ideia partiu do município local, que colocou a obra concebida pela unidade fabril Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro num espaço público.

Uma escultura de grandes dimensões recria o ambiente do presépio na rua Formosa em Viseu, assinalando o Natal com a ‘Sagrada Família’ concebida pela unidade fabril Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro e oferecida ao município local.

A ideia nasceu há dois anos, quando o presidente da Câmara de Viseu lançou o desafio ao Grupo Visabeira, sediado na região.

Almeida Henriques queria um presépio que fosse específico da cidade: “Há aqui um trabalho de mais de dois meses, que envolveu cerca de duas dezenas de pessoas da Bordallo Pinheiro para criar uma escultura que simboliza a primeira peça bordaliana que representa a ‘Sagrada Família’”, refere à Agência ECCLESIA.

A obra escultórica pode ser observada na entrada do Mercado 2 de maio, na rua Formosa, uma artéria pedonal no centro da cidade.

O presidente da edilidade refere que “em tempo de Natal, este acaba por ser um gesto de amor, porque foi toda uma comunidade que se mobilizou para esta peça elaborada com grande dedicação pelos artífices que participaram na sua construção”.

Almeida Henriques acrescenta que “esta iniciativa permite que toda a comunidade de Viseu se envolva e participe, a cidade ganhou uma dinâmica que está a atrair muitos visitantes e isto é bom para todos”.

Num momento em que as representações natalícias parecem, por vezes, esconder o presépio, Viseu apresenta-o numa das suas ruas mais movimentadas.

Para o presidente da Câmara local, que “esta é uma forma de assumir a matriz cristã” que define a maioria da comunidade, “sem esquecer a interação com as diversas igrejas e identidades religiosas presentes em Viseu”.

As figuras do Presépio foram modeladas em grés de alta temperatura, na base de modelos em gesso.

Pelo seu valor artístico, a peça está orçada em vários milhares euros, mas foi oferecida ao município pelo Grupo Visabeira que integra as Faianças Bordallo Pinheiro e Vista Alegre.

A Sagrada Família vai permanecer na rua Formosa até ao dia 8 de janeiro.

G.I./Ecclesia:HM/OC

CategoryIgreja, Pastoral, Viseu